Menu
Busca quarta, 21 de outubro de 2020
Protesto

Guardas e comissionados protestam na Câmara

23 fevereiro 2016 - 14h12Por Fonte: correiodoestado
A sessão da Câmara Municipal de Campo Grande desta manhã (23) contou com protestos de guardas municipais, comissionados que aguardam pagamento e professores exonerados. Hipótese de que idade de servidoras exoneradas pode ter sido levada em consideração foi levantada.
O representante da Irmandade Grupo de Apoio a Guarda Civil Municipal, Walter Francisco Xavier expressou indignação e afirmou haver dentro da corporação um concurso interno e não a qualificação completa de todo o efetivo da guarda.

"Mais de 50% do efetivo tem sua arma pessoal e registrada. Meu direito é ser capacitado para portar [profissionalmente] esse objeto", disse.
Outro ponto ressaltado pela grupo de cerca de 80 guardas é a cobrança do pagamento do adicional noturno que teriam direito. Muitos ressaltam o medo de entrar de férias e ter o salário reduzido a dezenas de reais.
O vereador Ayrton Araújo (PT) pontuou que os profissionais têm sido desvalorizados na gestão de Alcides Bernal, enquanto Chiquinho Teles (PSD) ressaltou o risco, que os profissionais correm ao atuar sem armamento.

EDUCAÇÃO

Em relação as exonerações de diretores e adjuntos da educação, Edil Albuquerque (PMDB) disse não haver como dissassociar a medida adotada ao viés político. Ele chegou a citar declarações da vereadora Luiza Ribeiro (PPS) de que a idade das servidoras teria sido considerada para retirá-las do cargo.

Otávio Trad (PTdoB) reagiu a questão dizendo que Bernal revogar uma resolução da Secretaria Municipal de Educação (Semed) que determinava os efetivos critérios técnicos "Fica no ar, que as novas contratações foram extremamente políticas", disse.

Já Carla Stefanini, explicou que a questão já acontece desde a primeira parte do mandato do progressista e lamentou o fato de uma mulher de 70 anos ser considerada inapta a permanecer no cargo.
Uma frente parlamentar de defesa da pessoa idosa, pode ser criada por conta do epsódio.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE
ANS: 59% das queixas sobre covid-19 são para exames e tratamentos
REGIÃO
Polícia Militar Ambiental de Aquidauana flagra e autua infrator por incêndio em resíduos domésticos em terreno baldio
NAVIRAÍ
Boca de fumo é descoberta e um adolescente e dois homens são detidos pela Polícia Civil
CRIME AMBIENTAL
Gerente de fazenda é autuado em R$ 5 mil por construção de ponte em estrada degradando áreas protegidas de córrego