Menu
Busca quarta, 21 de outubro de 2020
Polícia Federal

Imigrantes sírios são resgatados pela polícia no dia de combate ao trabalho escravo

Eles estavam em uma casa sem condições mínimas de segurança e higiene

28 janeiro 2016 - 15h22Por Fonte: correiodoestado
Seis imigrantes sírios foram resgatados durante operação realizada pela Polícia Federal em parceria com auditores fiscais do trabalho, na manhã desta quinta-feira (28), Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo. Eles estavam em residência sem condições mínimas de higiene, no município de Corumbá, a 417 km de Campo Grande.
Aos policiais, os imigrantes disseram que entraram no país pelo estado de São Paulo, onde receberam uma proposta de trabalharem no ramo na construção civil em Corumbá.

Os direitos trabalhistas dos imigrantes sírios, como registro em carteira e recolhimento do fundo de garantia, não estavam sendo cumpridos pela empresa, que será autuada.

A pena para o crime de redução a condição análoga à de escravo é de dois a oito anos de prisão, além de multa.
Em 2015, dez pessoas foram indiciadas pela mesma prática em Mato Grosso do Sul, onde a extensão territorial, a vocação rural e a área de fronteira facilitam o crime.

Para o delegado chefe da Delegacia de Defesa Institucional da Polícia Federal, Marcelo Alexandrino de Oliveira, o combate a esse tipo de prática é uma das prioridades.
“Esse é um crime que atinge não somente a liberdade, mas também a dignidade do indivíduo, e é uma das formas mais cruéis de violação dos direitos humanos”, declarou.

Os trabalhadores sírios foram levados para a delegacia, onde receberam orientações sobre direitos trabalhistas e a necessidade de regularizarem a situação migratória deles no país.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CIDADES
MS Digital simplifica a vida do cidadão e denúncias no Procon podem ser feitas em apenas seis passos
POLÍTICA
Indicado ao STF, Kassio Nunes é sabatinado no Senado
CHAPADÃO DO SUL
Homem é preso ao manter filho da sobrinha, de 2 anos, amarrado com coleira de cachorro
ECONOMIA
Confiança da indústria atinge maior nível em nove anos