sexta, 29 de março de 2024
Indígenas

Indígenas dão trégua em ocupação, mas clima continua tenso

01 agosto 2017 - 20h55
O clima continua tenso em Caarapó, após a tentativa de ocupação por indígenas da aldeia Tey Kuê a uma propriedade rural nesta segunda-feira (31). Conforme a Polícia Militar, a Força Nacional permanece no local e apesar da "trégua" há a preocupação com novas invasões.

Conforme mostrado, dezenas de indígenas realizaram a tentativa de ocupação.

Em vídeo encaminhado pelo canal Ligado na Redação, é possível acompanhar parte da ação, gritos, e a tentativa de arremesso de um objeto a um produtor rural. O grupo recuou após a chegada de policiais militares e da Força Nacional.

O comandante do 3°BPM (Batalhão de Polícia Militar) disse que apesar de mais calma, a situação mantém "alerta", pois os indígenas permanecem no entorno do local.

"Estamos em contato com a Força Nacional e o grupo está cercando a sede. A situação está sendo monitorada", diz.

Na tarde desta segunda-feira (31), policiais bloquearam uma estrada vicinal para impedir o acesso do grupo. Ainda de acordo com a Polícia Militar, o MPF (Ministério Público Federal) e a Polícia Federal estão sendo acionados para solucionar o caso.

A região de Caarapó é marcada por conflitos entre produtores rurais e indígenas. No ano passado, o indígena Clodioldo Adileu Rodrigues de Souza acabou baleado e morto durante confronto na área. A situação deixou ainda várias pessoas ficaram feridas, entre elas policiais militares.

A propriedade fica no território identificado pela Funai no ano passado como "Dourados Amambai Peguá I", o que é questionado por produtores rurais da região.

douradosnews

Deixe seu Comentário

Leia Também

FRONTEIRA

Traficante foragido é preso e polícia apreende 784kg de maconha em Ponta Porã

DETRAN

Condutores que possuem CNH categorias C, D e E tem até 31 de março para renovar exame toxicológico

PROCON

Procon e Delegacia do Consumidor capacitam equipes para atuar contra a pirataria em MS

ECONOMIA

Empregos com carteira assinada batem recorde, segundo IBGE