quinta, 28 de março de 2024
MS

Indígenas de MS cobram fim da tutela e levam denúncias à ONU

14 novembro 2016 - 11h33Por Fonte: douradosagora
Povos indígenas de Mato Grosso do Sul pedem o fim da tutela e denunciam descontentamento pela nomeação do coronel reformado do Exército Renato Vida Sant’Anna para a coordenação regional da Funai em Campo Grande. De acordo com o Cimi, além de militar, ele seria fazendeiro e sua nomeação teria sido apoiada pelos ruralistas do estado.

Na sexta-feira, lideranças terenas ocuparam a sede da Funai em Campo Grande, responsável pelo atendimento das terras indígenas Água Limpa, Buriti, Buritizinho, Cachoeirinha, Guató, Kadiwéu, Lalima, Limão Verde, Nioaque, Nossa Senhora de Fátima, Ofayé-Xavante, Pilad Rebuá e Taunay/Ipegue.

No mesmo dia, lideranças dos povos Avá Canoeiro, Krahô, Xerente e Apinayé, do Tocantins, Aikana, Cassupá, Puruburá, Migueleno, Kujubin, Wayoro, Sakyrabiat, Karitiana, Mamaidê-Nambikuara, Uru Eo, Guarasugne, Cabixi e Kwaza, de Rondônia, e Guarani Kaiowa, Guarani Nhandeva, Terena e Kinikinau, do Mato Grosso do Sul, entregaram uma carta direcionada ao Ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, exigindo a imediata revogação da medida que nomeou o militar e a recondução do coordenador anterior.

Apesar de atingir mais diretamente os povos Ofaié, Kadiwéu, Kinikinau, Guató e Terena, atendidos pela coordenação regional de Campo Grande, segundo o Cimi, a medida causou indignação entre povos indígenas do Brasil inteiro, tanto pela perspectiva da militarização quanto pelo método do governo, que alterou uma coordenação da Funai em uma região sensível sem consultar e nem sequer comunicar aos indígenas. "Chega de tutela, chega de autoritarismo", criticam as lideranças em carta.

Uma cópia do documento protocolado no Ministério da Justiça foi também entregue, em mãos, ao oficial de assuntos políticos do Escritório dos Assessores Especiais da ONU sobre a Prevenção do Genocídio e a Responsabilidade de Proteger, Davide Zaru

Deixe seu Comentário

Leia Também

DETRAN

Condutores que possuem CNH categorias C, D e E tem até 31 de março para renovar exame toxicológico

PROCON

Procon e Delegacia do Consumidor capacitam equipes para atuar contra a pirataria em MS

ECONOMIA

Empregos com carteira assinada batem recorde, segundo IBGE

ECONOMIA

Taxa de desemprego fica em 7,8% no trimestre encerrado em fevereiro