quinta, 25 de abril de 2024
Polícial

Índios voltam a fechar BR 163 contra PEC 215

11 novembro 2015 - 12h25Por Fonte: riobrilhantenews
Índios voltam a fechar rodovia BR 163 na manha de hoje, (11), altura da ponte do Rio Brilhante onde reivindicam o arquivamento da PEC 215 (Proposta de Emenda Constitucional), que transfere para o Congresso Nacional o poder de decisão sobre demarcação de terras indígenas.

Os indígenas, usam troncos e outros, para bloquear a via onde nada vai passar, exceto viaturas de bombeiros, ambulâncias e a polícia. Não ha previsão de liberação.

A PRF esta com viaturas no local.

PEC 215

A PEC dá ao Congresso Nacional a palavra final sobre demarcações, proíbe ampliação de terras indígenas já demarcadas e prevê a indenização de proprietários inseridos nas áreas demarcadas, ainda que em faixa de fronteira.

A Proposta gerou uma onda de protestos, que acontecem desde abril do ano passado. O pivô, a PEC 215, foi discutida por uma comissão paritária entre indígenas e parlamentares, que concluiu pela inconstitucionalidade e recomendou o arquivamento.

O Governo Federal se posicionou contra a medida e juristas renomados como Dalmo Dallari e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luis Roberto Barroso, alertaram para esta inconsistência jurídica.

Em dezembro de 2013, no entanto, a bancada ruralista conseguiu a instalação de uma Comissão Especial para tratar do tema.

Em outubro deste ano uma comissão especial da Câmara dos Deputados aprovou a proposta de emenda à Constituição (PEC) que transfere do Governo Federal para o Congresso Nacional a competência para fazer a demarcação de terras indígenas.

Deixe seu Comentário

Leia Também

GERAL

Apenas 3% dos países terão taxa de fertilidade suficiente até 2100

GERAL

Pampa é o bioma brasileiro menos protegido por unidades de conservação

SAÚDE

Quedas levaram mais de 33 mil crianças ao SUS em 2023

LEVANTAMENTO

Acidentes de trabalho geraram R$ 387 mi em gastos previdenciários em Mato Grosso do Sul