terça, 23 de abril de 2024
Ponta Porã

Ludimar recebe representantes do Estado para discutir turismo na fronteira

04 novembro 2015 - 11h08Por Fonte: reporterms
O prefeito Ludimar Novais manteve reunião na tarde desta terça-feira, dia 3, com o secretário de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação, Athayde Nery, que também é presidente do Conselho Estadual de Cultura. A reunião ocorreu no gabinete do Paço Municipal e contou com a presença de várias personalidades ligadas ao desenvolvimento cultural e turístico de Mato Grosso do Sul, além da secretária municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Meio Ambiente, Michele Brizueña; da presidente da Fundação de Cultura de Ponta Porã (Fundac), Gisele Benites Flor; e do representante da Secretaria Nacional de Turismo do Paraguai, Jorge Dominguez.

Durante o encontro o prefeito Ludimar Novais falou sobre os projetos que sua administração vem desenvolvendo no sentido de fomentar a indústria do turismo na região de fronteira. Ele destacou a importância do setor para a economia não apenas de Ponta Porã, mas também de Pedro Juan Caballero, ressaltando a riqueza histórica e cultural da região. Ludimar falou sobre os avanços na área educacional com a implantação de novas universidades que atendem brasileiros e paraguaios, lembrando de um importante projeto em fase de estudo para implantação o qual prevê um centro de estudos inclusive com curso de medicina e diploma reconhecido pelo Brasil, Paraguai e Estados Unidos.

Já o secretário Athayde Nery fez questão de ressaltar o objetivo do governo do Estado em estabelecer parcerias para o desenvolvimento turístico da fronteira. “Nós queremos discutir projetos que possam atrair mais turistas para a fronteira e um dos grandes planos em andamento é o da rota Pantanal/Bonito, cujo trajeto passa por Ponta Porã e que atrai pessoas não apenas do Brasil, mas de vários países do mundo que se interessam pelas nossas riquezas naturais e que podem também conhecer um pouco mais da história e cultura dos brasileiros e paraguaios que vivem nessa região de fronteira”.

Pelo lado da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Meio Ambiente, foi destacado um trabalho que já vem sendo desenvolvido em parceria com o Paraguai. Michele Brizueña disse que é importante o apoio do Estado na elaboração de novos projetos que possam de fato fomentar o setor turístico tanto de Ponta Porã quanto de Pedro Juan Caballero. A presidente da FUNDAC, Gisele Flor, por sua vez ressaltou as muitas atividades desenvolvidas em conjunto e falou sobre a riqueza histórica/cultural que pode despertar o interesse dos turistas. “Temos uma bonita história construída no pós-guerra com a chegada da erva-mate, do território federal de Ponta Porã e também da Rede Ferroviária Federal”, disse.

Jorge Dominguez, representando a ministra do Turismo do Paraguai, Marcela Bacigalupo, falou que já conversa com a equipe do prefeito Ludimar Novais para promover o desenvolvimento turístico da fronteira. “Hoje Ponta Porã e Pedro Juan Caballero representam dois países, mas são praticamente uma única cidade. Queremos receber as pessoas não apenas para o turismo de compras, mas para conhecer a nossa cultura, a comida, a história, entre outros atrativos”, disse.

A reunião contou com a presença das seguintes pessoas: prefeito Ludimar Novais; secretário de Estado, Athayde Nery; dos seguintes representantes da Secretaria de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação: Matheus Dauzacker, José Francisco Ferrari (Zito), Tânia B. Sother, Suelise de Paula Ferreira e Robson Ribeiro; Jaqueson Mário Burges, da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul; Rita Natália Serenza, da Fundação de cultura do Estado, Ricardo Maria Figueiró, historialista e empresário; e Jorge Dominguez, da Senatur do Paraguai. No próximo dia 12, uma equipe de Ponta Porã participará de uma ampla discussão estadual sobre desenvolvimento do turismo no Estado.

Deixe seu Comentário

Leia Também

50+

Funtrab e rede supermercadista lançam 'Feirão da Empregabilidade' para contratação de profissionais

DETRAN-MS

Curso especial para condutores infratores ultrapassa 90% de aprovação

DESENVOLVIMENTO

Com R$ 3,2 bilhões, MS teve aumento de 227% nos investimentos públicos nos últimos três anos

TRAGÉDIA

Mãe e filho morrem e três ficam feridos em acidente no domingo de Páscoa