Menu
Busca sexta, 15 de novembro de 2019
DOURADOS

Mãe desabafa nas redes sociais a angústia de ver o filho doente e sem ajuda para medicamentos

07 outubro 2019 - 16h00Por Dourados News

A douradense Millena Almeida Lopes, 21, se viu sem saída na última sexta-feira (4). Desesperada, ela foi às redes sociais desabafar a angústia de ver o filho Vicente, de apenas 1 ano e seis meses, internado no Hospital Universitário de Dourados e sem ajuda para compra da medicação necessária para o tratamento do menino. 

A criança sofre com AME (Atrofia Muscular Espinhal). No vídeo compartilhado no Instagram Millena diz que não têm previsão do Governo Federal liberar a medicação pelo SUS (Sistema Único de Saúde), sendo esta Spinraza.

No entanto, em abril deste ano o ministro Luiz Henrique Mandetta disse em audiência no Senado que em seis meses o fármaco estaria disponível para os pacientes com AME tipo 1. Outubro chegou e a esperança se renova. 

Quem sofre com essa doença tem baixos níveis de SMN, proteína que dá possibilidade de movimentos corporais. O cérebro precisa dela para enviar ordens aos músculos por meio dos nervos que descem pela medula espinhal. 

A repercussão do desabafo de Millena tomou as redes sociais. O vídeo no Instagram foi republicado em várias páginas do Facebook e na postagem original já acumula 24.989 visualizações até às 11h desta segunda-feira. 

No Twitter, a atriz da TV Globo, apresentadora e humorista Tatá Werneck, retuitou o vídeo de Millena compartilhado por uma internauta. 

Influenciadores digitais no segmento de maternidade também reforçam a campanha para que Vicente receba contribuições que garantam as medicações do tratamento. 

Em outra publicação a mãe conta: “O nome da medicação que pode parar a doença chama-se Spinraza, essa medicação está para ser aprovada pelo SUS… custa cerca de R$ 364 mil. Essa ganharemos com certeza pelo governo. Mas soube que existe uma outra medicação chamada Zolgensma, que custa R$ 9 milhões e que promete trazer a cura. É por essa medicação que estamos lutando. Conto com sua ajuda para dar uma vida melhor pro Vicente, com saúde e dignidade”.

Conforme a revista Época, o Zolgensma é um tratamento genético que busca reparar genes para que eles sejam capazes de produzir essas proteínas em quantidades normais. Seu custo é o mais elevado no mercado farmacêutico. 

Pacientes com AME correm o risco de não viver além dos dois anos de idade. Millena conta no vídeo que por várias vezes se viu a mercê de perder o filho.

Para conhecer mais sobre o Vicente e saber como contribuir acesse o Instagram criado para campanha em prol o tratamento dele. 

CONFIRA O VÍDEO DO DESABAFO AQUI!

Deixe seu Comentário

Leia Também

ASSEMBLEIA
Semana Estadual dos Direitos Humanos pode ser criada em MS
FERIADO
Coleta de lixo será suspensa no dia da Proclamação da República
ESPORTES
Fluminense tem seis decisões para escapar do rebaixamento
Tricolor ainda não sabe quem substituirá goleiro Muriel
CINEMA
Fernanda Montenegro descarta papel no filme 'Animais Fantásticos'