quinta, 25 de abril de 2024
Dourados

Meninas são convocadas a tomarem vacina contra HPV

05 abril 2016 - 15h58Por Fonte: douradosnews
Participando de uma campanha nacional de incentivo a vacinação de meninas de 9 a 13 anos de idade contra HPV, a Prefeitura de Dourados alerta para a importância de tomar as doses. A ação que alerta para a presença da vacina nas unidades é realizada nesta primeira quinzena de abril.

A mobilização neste mês é para estimular a procura pela vacina. Mas, mas as doses ficam disponíveis durante todo o ano nas unidades básicas de saúde da família presentes nos bairros de Dourados. A campanha encabeçada pelo Ministério da Saúde é feita como forma de relembrar que esta vacina está disponível e a importância de imunizar contra o HPV.

"É válido lembrar que não é necessário esperar por campanha para tomar a vacina contra HPV, como acontece com o H1N1, poliomielite ou outras doenças, por exemplo. Essa vacina fica disponível nas unidades a qualquer época do ano. A menina completando os 9 anos de idade, já pode buscar a unidade para tomar a primeira dose", explica a coordenadora do Núcleo de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Carla Cristina Ribeiro.

A menina que não tomou a primeira dose logo ao completar os nove anos de idade, tem até os 13 anos para fazê-lo. Ao todo, é preciso tomar duas doses da vacina com intervalo de seis meses.

A vacina contra HPV é um importante instrumento para prevenir contra o câncer de colo do útero, que é o segundo tipo de câncer mais comum entre mulheres e a segunda principal causa de morte por neoplasias. Todos os anos, milhares de mulheres morrem por conta da doença e a intenção é aliar a imunização a outras ações de rastreamento para reduzir estes números no futuro.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue