Menu
Busca domingo, 18 de agosto de 2019
DOURADOS

Ministro escolhe pedagoga como reitora interina da UFGD

11 junho 2019 - 17h30Por Vinicios Araújo

O ministro da Educação Abraham Weintraub designou para reitoria da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), a pedagoga Mirlene Ferreira Macedo Damázio.

A determinação foi divulgada no Diário Oficial da União desta terça-feira (11), na página 27 da sessão 2. Weintraub designou Mirlene para exercer o cargo de “reitor por tempore”, ou seja, em caráter temporário.

A ocupação do cargo gerou vários impasses entre o MEC e a UFGD. No início do ano três chapas disputaram a consulta prévia sob o compromisso de desistência das derrotadas na hora de encaminhar a lista tríplice ao ministério. 

No caso, Etienne Biasotto, eleito pela maioria da comunidade acadêmica, ingressou na lista ao MEC com outros dois nomes que não teriam de fato a intenção de concorrer pelo cargo. 

Na visão do Ministério Público Federal, a medida a conduta dos professores foi antiética e desrespeitou o princípio da representatividade de uma consulta prévia, ao incluírem nomes que não expressam a vontade e a escolha da comunidade acadêmica.

Após a divulgação do acordo entre os candidatos oficiais, sob pressão de representantes sindicais, a Justiça determinou a anulação da lista tríplice. Em 25 de maio uma liminar cassou o cancelamento da lista e as indicações voltaram a valer. Porém, no dia 1° de junho, o TRF-3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) voltou a rebater a lista e o processo voltou a ser interrompido. 

SOBRE MIRLENE

Mirlene Ferreira Macedo Damázio é pedagoga, mestranda em educação e educação para a diversidade humana e doutora em educação. Atualmente é coordenadora do Núcleo Multidisciplinar para Inclusão e Acessibilidade da Reitoria/UFGD. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

BRASIL
Laudo sugere que cacique indígena morreu afogado
POLÍTICA
Projetos avançam em Brasília com ministros empenhados em trabalhar pelo MS, diz Murilo Zauith
BRASIL
Governo lança projeto para estimular empreendedorismo nos jovens
POLÍCIA
Contrabandistas são presos com cigarro e inseticida na MS-162