quinta, 28 de março de 2024
MS

Ministro propõe "pacto de paz" entre fazendeiros e indígenas em MS

05 novembro 2015 - 11h31Por Fonte: douradosnews
Dois meses após visita a Mato Grosso do Sul para tentar mediar e solucionar o conflito entre indígenas e produtores rurais, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, reuniu-se na quarta-feira (4) com representantes indígenas e produtores rurais para propor solução de consenso em alguns locais.

Durante a reunião, ele citou cinco áreas, Cachoeirinha, localizada no município Miranda, onde vivem os indígenas Terena, Arroio Korá, no município de Paranhos, e Ñanderu Marangatu, no município Antônio João, áreas com a presença da etnia Guarani Kaiowá, na Potrero Guaçu, também no município de Paranhos, área dos Guarani Ñandeva e Guyraroka, no município Caarapó, para justificar a conversa.

Segundo o governo federal, a AGU (Advocacia-Geral da União) vai avaliar os processos judiciais e a titulação dessas áreas visando encontrar uma solução imediata que evite a judicialização, ou seja, que elas seja necessário encaminhar os casos na Justiça.

O ministro também propôs um pacto de paz na região para que não seja mais necessária a presença do Exército em Antônio João, onde em agosto, o clima ficou tenso após a morte do líder indígena Semião Fernandes Vilhalva.

Indígenas e produtores rurais concordaram com a proposta, segundo o governo e o Exército ficará na área de conflito até o dia 15 de novembro.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FRONTEIRA

Traficante foragido é preso e polícia apreende 784kg de maconha em Ponta Porã

DETRAN

Condutores que possuem CNH categorias C, D e E tem até 31 de março para renovar exame toxicológico

PROCON

Procon e Delegacia do Consumidor capacitam equipes para atuar contra a pirataria em MS

ECONOMIA

Empregos com carteira assinada batem recorde, segundo IBGE