sexta, 29 de março de 2024
CAMPO GRANDE

Moradores de área ambiental recebem notificação e bloqueiam BR-262

11 janeiro 2019 - 15h45Por Luiz Guilherme

Em frente ao Lixão de Campo Grande, na BR-262, moradores do bairro Dom Antônio bloquearam a rodovia na manhã desta sexta-feira (11/1), em protesto contra a notificação para que deixem o local. A área é ambiental e fica em volta do córrego Anhanduizinho. 

De acordo com o Correio do Estado, foi registrado um congestionamento de 2km em cada um dos lados da rodovia. 

Além de utilizarem galhos e pedaços de madeira, as próprias famílias fizeram um cordão de isolamento da via com o corpo. Os policiais estiveram no local para tentar uma negociação com os líderes do movimento para fazer a liberação da pista ao menos de forma gradual.

As 200 pessoas que realizam o bloqueiam ressaltaram que só vão desbloquear a BR se representantes da Agetran, Semadur e Emha comparecerem ao local. Junto ao grupo estão moradores do Jardim Colorado e Pênfigo, que moram às margens do córrego Anhanduizinho.

Eles receberam notificação para desocupar as residências. Ao todo são mais de 200 famílias que devem ser despejadas. 

“Recebi a notificação há 15 dias. Moro na mesma casa há 20 anos. Ela é de alvenaria e eu pago água e luz. Se quiserem tirar a gente daqui, saímos, mas desde que coloquem em outra casa”, disse o pedreiro José Bezerra da Silva, 44 anos.

O líder comunitário do Conjunto José Teruel Filho, Jeferson Benites, afirma que a medida foi tomada após tentativas frustradas de reuniões com a Prefeitura de Campo Grande. Agora eles só vão encerrar a mobilização se três reivindicações forem atendidas.

“Queremos que o mau cheiro seja resolvido. A região fede bosta o dia inteiro, em razão do Lixão, da Organo Oeste e de uma estação de esgoto da Águas Guariroba”, afirmou. O segundo ponto da pauta é a questão do trânsito de caminhões pesados que passam por dentro do bairro. 

“Onde já se viu movimento desse tipo de veículo o dia inteiro na frente de uma creche. Olha o risco que isso representa.”

E por último, eles pedem mais iluminação pública. “Estamos abandonados e na escuridão”. O local é propício para que caçambeiros descartem entulhos de forma irregular em terrenos baldios.

Dona Veranilce da Silva Marques, 63 anos, é uma das integrantes do bloqueio. Ela mora no Jardim Colorado e afirma que não pode receber visitas por conta do odor. 

“É o dia todo isso. Fica pior no final da tarde. A casa fica podre o dia inteiro e a gente chega perder até a fome.”

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

FRONTEIRA

Traficante foragido é preso e polícia apreende 784kg de maconha em Ponta Porã

DETRAN

Condutores que possuem CNH categorias C, D e E tem até 31 de março para renovar exame toxicológico

PROCON

Procon e Delegacia do Consumidor capacitam equipes para atuar contra a pirataria em MS

ECONOMIA

Empregos com carteira assinada batem recorde, segundo IBGE