quinta, 25 de abril de 2024
Ponta Porã

MPE convoca organismos de segurança pública para discussão sobre o trânsito

Durante este mês de abril são realizadas operações para repassar orientações aos condutores de motocicletas estrangeiras

07 abril 2016 - 07h00Por Assessoria

Nesta terça-feira, dia 05, o Ministério Público Estadual (MPE), convocou organismos de segurança pública para discutir a questão do trânsito em Ponta Porã. Participaram da reunião na própria sede do MPE, autoridades ligadas ao 4º Batalhão de Polícia Militar, Departamento de Operações de Fronteira (DOF), 11º RCMec, Receita Federal e Secretário Municipal de Segurança Pública, Ulisses Alcarás e o coordenador em exercício da Guarda Civil Municipal, Uilson Larroque da Costa.

O objetivo da reunião foi sentido de fazer um balanço da campanha "Motociclista Legal" lançada em setembro do ano passado e sobre as atividades que vão ocorrer neste mês de abril, quando estão previstas as ações que antecedem a execução das fiscalizações e autuações dos infratores a partir do próximo mês de maio.

As infrações destacadas pela campanha e que provocaram os condutores a se adequarem às normas de trânsito são entre outras: uso de capacete; as motocicletas só deverão transitar com placa de identificação legalmente, de acordo com o país de origem; o condutor deve ser habilitado, isto é possuir e portar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), e quando for paraguaio deve portar habilitação expedida em seu país; não transitar em motocicleta com número maior que duas pessoas; não conduzir criança menor de sete anos na garupa, conforme a legislação brasileira, isto no território brasileiro; no Paraguai, deverá ser de acordo com a legislação daquele país.

Na reunião ficou estabelecido a intensificação da campanha "Motociclista Legal" nas escolas, junto aos pais dos alunos, buscando a conscientização. Também ficou definida reunião com autoridades brasileiras e paraguaias, a fim de orientarem os agentes de fiscalizações sobre as legislações dos dois países, no sentido de repassar orientações aos condutores infratores e para fechar o mês de abril, no dia 30, no Parque dos Ervais, será realizada uma grande ação de orientação envolvendo o Detran, Receita Federal, Polícia Militar, Coordenadoria de Trânsito, Polícia de Trânsito do Paraguai. Na oportunidade também vão acontecer várias atividades sociais, tudo com objetivo de orientar os condutores de motocicletas estrangeiras a transitarem legalmente tanto em Ponta Porã quanto em Pedro Juan Caballero.

Deixe seu Comentário

Leia Também

LOTERIA

Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 6 milhões

NOVAS REGRAS

IPVA terá limite de parcela única e melhores condições para quitar débitos

ECONOMIA

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 7

PEDRO JUAN CABALLERO

Confronto em penitenciária termina com quatro pessoas mortas na fronteira