Menu
Busca segunda, 25 de março de 2019
(67) 9.9973-5413
SAÚDE

MS terá maior oferta de serviço de radioterapia do Brasil

15 dezembro 2018 - 09h30Por Da redação

Durante a assinatura de ordem de serviço para a construção de um bunker no Hospital Universitário (HU) Maria Aparecida Pedrossian, nesta sexta-feira (14/12), o governador Reinaldo Azambuja destacou que Mato Grosso do Sul, além de se tornar autossuficiente terá a maior oferta do Brasil de serviço de radioterapia em relação ao número de habitantes.

“Nós já tivemos a entrega do acelerador linear no Hospital do Câncer, e o Ministério da Saúde autorizou o Hospital Regional, que está em construção o bunker, e hoje assina ordem de serviço aqui para o HU. Para você ter uma ideia, Mato Grosso do Sul, quando forem entregues todos esses equipamentos, vai ser o Estado com maior oferta desses serviços de todos os estados brasileiros. É um ganho para a população”, afirmou.

O bunker da radioterapia funciona como uma caixa com paredes de alta densidade para conter a radiação do acelerador linear usado no tratamento oncológico. No caso do bunker do HU, a construção terá 210 m². As paredes serão de 1,8 metro de espessura e 4,5 metros de altura. O investimento previsto é de R$ 6,5 milhões.

A obra terá início nesta segunda-feira (17/12), com prazo de sete meses de duração. De acordo com o superintendente do Hospital, Claudio Silva, a instalação do aparelho terá duração de mais três meses e, depois de tudo isso, passará a contar um prazo de 60 dias de credenciamento. A previsão é de que o novo aparelho comece a operar em janeiro de 2020.

Ele também elogiou a parceria com o Governo do Estado. “Estamos mais felizes ainda por receber hoje aqui a mais alta autoridade do Estado, que sempre nos prestigiou. A Secretaria de Estado de Saúde sempre foi parceira nos momentos mais difíceis, abrindo caminho em Brasília para conseguirmos resolver, inclusive, as nossas questões de pessoal. Não só a Secretaria de Saúde, mas a Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho que também está fazendo uma parceria conosco, disponibilizando um programa de estagiários aqui no nosso hospital para nos ajudar nas áreas de arquitetura, jurídica e administrativa”, disse.

Mato Grosso do Sul já possui cinco aceleradores lineares em operação e conta com mais dois para serem instalados: nos hospitais Universitário e Regional. Segundo o gerente de projetos do Ministério da Saúde, Ronan Cabral, a construção do bunker no HU faz parte do maior plano de expansão da radioterapia no mundo, que vem sendo implementada no Brasil.

Também participaram da assinatura da ordem de serviço o secretário de Estado de Saúde, Carlos Coimbra, e o reitor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Marcelo Turine.

Deixe seu Comentário

Leia Também

POLÍCIA
Identificado jovem assassinado com mais de 20 tiros em Ponta Porã
INSEGURANÇA
Dupla é presa após roubo a posto de combustível em Ponta Porã
PARAGUAI
Jovem de 19 anos é executado a tiros em Pedro Juan Caballero
POLÍCIA
Jovem é morto a tiros no bairro São João em Ponta Porã