sexta, 19 de abril de 2024
GERAL

Na Olimpíada do Conhecimento, IEL prepara estagiários para negociar e gerir conflitos

13 setembro 2018 - 16h00Por Da redação

Os jovens estão constantemente precisando negociar, seja o passeio do fim de semana, a liberação da chave do carro para sair sozinho, a viagem com os amigos. No entanto, no mercado de trabalho é comum estagiários se sentirem inseguros quando se deparam com situações que exigem negociação e gestão de conflitos.

Nesse sentido, o IEL ofereceu ontem (12/9), como parte da programação da Olimpíada do Conhecimento, uma palestra para orientar esses jovens sobre o assunto.

“O mais importante é se conhecer e tentar conhecer a outra pessoa na hora de negociar, sempre utilizando o bom senso e o respeito. É importante ainda saber fazer concessões para viver em harmonia dentro do ambiente de trabalho”, aconselhou a técnica do IEL Heloísa Jara, que é psicóloga e levou para os estagiários algumas dinâmicas para fazer com que eles pudessem refletir sobre algumas situações.

Ela acrescentou que o IEL tem a preocupação de acompanhar os estagiários das empresas clientes e promove palestras para orienta-los para o mercado de trabalho.

“Fazemos esse acompanhamento porque entendemos que o estágio é a porta de entrada para o mercado de trabalho e, muitas vezes, a chance do primeiro emprego. É importante capacitar esses jovens para conflitos do dia a dia. E aqui na Olimpíada do Conhecimento é mais legal porque eles ainda têm a oportunidade de conhecer o Sesi e o Senai”, completou.

Na avaliação do acadêmico de Administração da Anhanguera, Luiz Fernando Escobar, que faz estágio na Famasul, participar de uma capacitação como essa é uma grande oportunidade de melhorar seu desempenho.

“É meu primeiro contato com o mercado e muitas vezes me sinto inseguro. O que eu mais gostei aqui da palestra foi que a Heloísa apresentou muitas situações que eu vivo no meu dia a dia e várias vezes fico em dúvida sobre qual a melhor forma de agir. Agora estou mais confiante para me posicionar”, afirmou.

Para a acadêmica de Administração da Estácio, Milena Nunes, que faz estágio no Sicredi, as dinâmicas fizeram com que ela pensasse mais nas situações que enfrenta no cotidiano.

“Ao brincar com os balões, dividimos o grupo em duas equipes, uma tinha de manter o balão e a outra tinha de manter o balão e pegar do adversário. Fiquei tão preocupada em pegar o balão do colega que perdi o meu. Vemos isso acontecer quando cuidamos do trabalho do outro ou ainda quando não traçamos uma estratégia para atingir os resultados”, finalizou.

Serviço

A Olimpíada do Conhecimento é realizada no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, na Avenida Mato Grosso, 5.017, Bairro Carandá Bosque, Campo Grande, das 13h às 21h, com entrada franca.

Deixe seu Comentário

Leia Também

50+

Funtrab e rede supermercadista lançam 'Feirão da Empregabilidade' para contratação de profissionais

DETRAN-MS

Curso especial para condutores infratores ultrapassa 90% de aprovação

DESENVOLVIMENTO

Com R$ 3,2 bilhões, MS teve aumento de 227% nos investimentos públicos nos últimos três anos

TRAGÉDIA

Mãe e filho morrem e três ficam feridos em acidente no domingo de Páscoa