quinta, 25 de abril de 2024
CIDADES

No 1º transplante na Santa Casa após 7 anos, Emerson ganhou coração novo

Órgãos de Leonardo Alves Lima, de 21 anos, que morreu em acidente no fim de semana, deram vida nova a 3 pessoas

09 abril 2020 - 15h00Por Campo Grande News

Depois de 7 anos, a Santa Casa de Campo Grande realizou operação que marca a retomada dos transplantes de coração no hospital. Emerson Jaime de Lima, de 37 anos, quem só tinha 10% do coração funcionando, foi o premiado com a primeira cirurgia do tipo desde 2013.

Sofrendo de insuficiência cardíaca desde 2006, o paciente passou por inúmeros procedimentos para tentar frear a evolução da doença e aguardava na fila dos transplantes desde janeiro deste ano. Há três meses ele piorou e precisou ficar internado até a cirurgia.

Emerson a caminho da sala de cirurgia (Foto: Santa Casa/Divulgação)
O procedimento - O transplante foi feito na manhã do domingo (5), conforme divulgou a Santa Casa nesta quinta-feira (9). A cirurgia mobilizou entorno de 30 profissionais do centro cirúrgico do hospital.

Enquanto em uma das salas era realizada a captação dos órgãos de um paciente que teve morte cerebral depois de traumatismo craniano, outros três pacientes eram preparados quase que simultaneamente para receber o coração e os rins doados pela família do jovem que morreu.

Leonardo Alves Lima, de 21 anos, estudante de Agronomia, morreu em acidente numa estrada rural de Chapadão do Sul, a 321 km de Campo Grande. Ele estava sem cinto de segurança e foi arremessado após o Fiat Uno em que estava capotou.

O procedimento que salvou a vida de Emerson durou cerca de seis horas e, hoje, ele já respira sem a ajuda de aparelhos. Segundo a Santa Casa, deve deixa a UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) nos próximos dias.

“Para mim o transplante é um conflito porque não podemos esquecer nunca que nós perdemos uma vida, neste caso um jovem vítima de um acidente de trânsito. Eu espero que uma hora a ciência evolua com a criação de dispositivos artificiais que venham a substituir plenamente o funcionamento de órgãos vitais. Mas enquanto isso não é possível, contamos com a solidariedade das famílias em salvar vidas”, afirmou, via assessoria de imprensa, o cirurgião cardiovascular Carlos Ildemar de Campos Barbosa, responsável por conduzir o transplante cardíaco.

Corações foram desenhados com gel em equipamento usado no procedimento cirúrgico (Foto: Santa Casa/Divulgação)
Fila - Atualmente, outros quatro pacientes, todos de Campo Grande, aguardam na fila do transplante de coração, de acordo com dados da Central de Transplantes de Mato Grosso do Sul.

A maior dificuldade para realizar as cirurgias a tempo de salvar vidas tem sido a recusa familiar em doar os órgãos, aponta a Organização de Procura de Órgãos no Estado. A equipe da OPO registrou, neste ano, 35 possíveis doadores de órgãos, mas em 23 casos os familiares não autorizaram a doação.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

CONSUMIDOR

Comissão aprova verificação de idade na venda de produto proibido a menor em autoatendimento

SAÚDE

Anvisa lança painel para consulta de preços de medicamentos

GERAL

Polícia Federal retoma agendamento online para emissão de passaporte

ECONOMIA

Alimentos ultraprocessados ficarão fora do Imposto Seletivo