quinta, 28 de março de 2024

Nova sede do Sebrae em Ponta Porã dobra capacidade de atendimento

A presença conjunta do Senac permite a oferta de cursos para qualificar mão de obra

18 setembro 2012 - 18h00
Divulgação (TP)

Insira o texto da matéria AQUI


A partir desta terça-feira, 18 de setembro, o Sebrae amplia sua atuação na cidade de Ponta Porã onde a entidade está instalada desde 1996. A expectativa é ter pelo menos o dobro do volume de atendimento e capacitações a empresários e pessoas interessadas em abrir um pequeno negócio na cidade. O Senac passa a integrar a estrutura, durante dois anos, com a oferta de cursos de qualificação para trabalhadores e empreendedores.

A solenidade de inauguração da nova sede nesta manhã (18) reuniu cerca de 70 pessoas, entre autoridades, lideranças de entidades, empresários e jornalistas brasileiros e paraguaios.

No evento, o diretor superintendente do Sebrae no MS, Cláudio Mendonça, anunciou as atividades programadas para este ano, nas áreas de vendas, inovação, atendimento e acesso a crédito, em Ponta Porã e outras sete cidades da região. “Nos últimos anos, mais de mil se formalizaram como empreendedor individual em Ponta Porã, e este é um dos indicativos de que o setor empresarial tem crescido e precisa de auxílio para se fortalecer”, diz.

Para o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no MS, Eduardo Correa Riedel, a parceria com o Senac demonstra o nível de maturidade das entidades do Estado. “Temos buscado um ambiente de trabalho que potencialize a atuação das entidades para atenderem ao público de forma eficaz em suas necessidades, dando suporte ao comércio, serviço, indústria e agronegócio de forma desprendida e com melhores resultados”, expõe.

Atender melhor o interior de Mato Grosso do Sul com unidades fixas e móveis é uma das estratégias para desenvolver o Estado, de acordo com o presidente do Sistema Fecomércio (Sesc, Senac e Instituto de Pesquisa), Edison Ferreira de Araújo. “Estabelecemos uma política de interiorização para atendimento das demandas dos segmentos, que conta com nosso empenho individual e coletivo com as entidades”, diz.

O evento contou com a parceria da Prefeitura Municipal de Ponta Porã e a presença de representantes da Agência Fazendária de Ponta Porã; Banco do Brasil; Caixa Econômica; Câmara de Comércio e Junta Municipal de Pedro Juan Caballero; Centro de Informações e Recursos para o Desenvolvimento, de Assunção/PY (CIRD); Fecomércio; Fundação de Cultura de Ponta Porã; Infraero; OAB; Sebrae; Senac; Sesc; Sindicato de Comércio Varejista; UEMS e Unidade Executora Local de Pedro Juan Caballero (UEL).

Educação em todos os níveis

A secretária municipal de educação, Joelma Moura, disse que a Prefeitura de Ponta Porã já realizou mais de 1.500 cursos profissionalizantes para atender à crescente demanda por qualificação. “A capacitação de mão de obra é uma preocupação em todo o Estado e, principalmente em região de fronteira, onde se tem uma densidade empresarial considerável e falta de profissionais capacitados para atuar como funcionários no comércio e demais setores”, avalia o diretor regional do Senac, Vitor Mello.

A união de esforços para desenvolver a região de fronteira foi destacada pela conselheira da Junta Municipal de Pedro Juan Caballero, Angélica Valdez. “O problema de um lado da fronteira é o mesmo do outro também, então nada mais acertado que buscar soluções conjuntas para fortalecer o comércio”, disse. Na região, o Sebrae atua com o projeto MS Sem Fronteiras, em parceria com o BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento, onde já ofereceu 12 treinamentos, 60 oficinas para brasileiros e paraguaios, com mais de 900 participantes.

Estrutura e funcionamento

O prédio do Posto Avançado do Sebrae, em parceria com o Senac, fica localizado à Rua Marechal Floriano, 1194, no centro da cidade. As novas instalações contam com salas de treinamentos equipadas com recursos audiovisuais, cinco guichês de atendimento, mesa de reuniões e espaço para coffe break de eventos empresariais.

O atendimento a empresários e as orientações para interessados em abertura de empresa e formalização pelo empreendedor individual acontecem de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas Já os treinamentos serão realizados nos três turnos (manhã, tarde e noite) conforme demanda das empresas e população.


Para mais informações: (67) 3926-6151 ou 6121.


Programação

Até dezembro deste ano, as entidades irão oferecer à comunidade local mais de 20 turmas de treinamentos. O Sebrae já está com inscrições abertas para o ciclo de palestras “Passos e Orientações”, do projeto Nascer Bem, direcionado a quem pretende iniciar um pequeno negócio.

Além disso, de acordo com técnico Alex Fábio Oliveira, estão programados cursos na área de atendimento, gestão da inovação, técnicas de vendas, oratória, crédito e cobrança e outros. Em outubro, haverá o Dia do Crédito, evento que reúne instituições financeiras para informar sobre as linhas e financiamento disponíveis no mercado, e será realizado em Aral Moreira, Amambai e Ponta Porã. A programação detalhada de atividades está no site: www.ms.sebrae.com.br

O Senac também tem uma pré agenda de treinamentos gratuitos e pagos para profissionais nas áreas de gastronomia, vendas, atendimento de balcão e caixa e de aprendizagem em informática. “Estes são cursos abertos, mas também pretendemos fechar turmas para qualificar salgadeiras, cozinheiros, recepcionistas e demais áreas conforme demanda local”, explica o gerente regional do Senac, Carlos Henrique Silva. Além disso, a entidade espera capacitar até o final do ano 240 pessoas através do Pronatec, projeto do governo federal direcionado a participantes de programas sociais.

Deixe seu Comentário

Leia Também

DETRAN

Condutores que possuem CNH categorias C, D e E tem até 31 de março para renovar exame toxicológico

PROCON

Procon e Delegacia do Consumidor capacitam equipes para atuar contra a pirataria em MS

ECONOMIA

Empregos com carteira assinada batem recorde, segundo IBGE

ECONOMIA

Taxa de desemprego fica em 7,8% no trimestre encerrado em fevereiro