sexta, 29 de março de 2024
Educação

NTE promoveu o evento sobre Tecnologias na Escola na UFMS de Ponta Porã

08 novembro 2016 - 13h30Por Andréa Caramaschi dos Santos
Assim, com o intuito de divulgar o que as escolas tem feito com o advento das tecnologias, ou como os professores tem se apropriado das ferramentas tecnológicas para facilitar o trabalho e tirar dos estudantes o que eles tem de melhor, é que o Núcleo de Tecnologia Educacional de Ponta Porã – NTE promoveu o evento "Cases de Sucesso: Tecnologias na Escola Conectando Saberes".

O evento aconteceu no Campus de Ponta Porã da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul onde escolas estaduais de Ponta Porã e região expuseram os projetos que aconteceram neste ano de 2016. Foram expostos mais de vinte projetos. Seu principal objetivo, além da divulgação dos trabalhos realizados durante o ano, foi de promover o encontro dos Professores Gerenciadores de Tecnologia Educacional e Recursos Midiáticos (PROGETEC’s) com exposições dos trabalhos Cases de Sucesso das Escolas Estaduais Jurisdicionadas ao NTE de Ponta Porã, proferindo palestras de temas variados, com o uso das TIC’s.

Para abrilhantar mais a festividade, a diretora do NTE, Prof. Caroline Pereira Cavalcante de Castro, Carol como é chamada, convidou o Prof. Dr. Vinícius Carvalho Pereira, o Prof. Dr. Cristiano Maciel e a Prof. Ma. Karen da Silva Figueiredo, todos da Universidade Federal do Mato Grosso, para palestrarem sobre o Programa "Meninas Digitais". Trata-se de um programa "guarda-chuva" que vem abraçando vários projetos que incentivam meninas, jovens e mulheres a embarcarem nos cursos das exatas, como: matemática, computação e engenharia. O assunto foi o tema da palestra de abertura do evento. Além do estande com exposição de banners dialogados, os participantes puderam desfrutar de duas oficinas simultâneas, de acordo com suas inscrições, sendo a primeira "Arte Digital na Educação Básica: por uma Educação do Olhar", ministrada pelo Prof. Dr. Vinícius e, a segunda, "Meninas Digitais – Prototipando Soluções Tecnológicas para um Futuro Melhor", ministrada pelos Profs. Cristiano e Karen.

Estiveram presentes, autoridades como, Prof. Esp. Eleida da Silva Arce, representando a Secretaria de Educação Estadual do MS (SED/MS) e a Coordenadoria de Tecnologia Educacional (COTED), o diretor da UFMS, Prof. Dr. Amaury Antônio de Castro Jr., os supervisores educacionais Prof. Dulce Maria Silveira Manosso, Prof. José Manoel Richard Quintas e Prof. Mirta Landolf, entre outras. Na mesa de abertura, a Prof. Eleida explanou um pouco da história da educação em Mato Grosso do Sul, desde a época do mimeógrafo ao computador e agora o tablet e o celular, lembrando-se das dificuldades enfrentadas pelos profissionais da educação em épocas mais remotas, por fim disse "Sonhos do MS começaram aqui na região de Ponta Porã, a robótica é um deles" e agradeceu o Prof. Dr. Amaury Jr. pelo empenho em trazer para Ponta Porã a robótica e por expandi-la para o restante do Estado. Em sua fala, Eleida mencionou que a COTED vem trabalhando, com afinco, para melhorar as Salas de Tecnologia Educacionais (STE’s) e que a SED, a partir de 2017, começará a adquirir equipamentos com verbas próprias como notebooks, net-books e tablet’s, equipamentos de qualidade para as escolas. Sobre a internet nas escolas, disse que "a SED vem conversando com a operadora OI para que melhore a qualidade do sinal, porém, não há muito que se fazer, pois, isso depende exclusivamente da operadora. O que se pode fazer, a SED está fazendo" completou.

Segundo a diretora do NTE, Prof. Carol, "O Cases de Sucesso já acontece há alguns anos e é realizado pelos professores multiplicadores juntamente com a direção do NTE. Contudo, o que faz com que ele aconteça é a ação dos PROGETEC’s dentro das escolas. Esse tipo de evento é muito relevante para a sociedade fronteiriça, uma vez que as escolas tem a oportunidade de mostrar o que tem feito, de maneira coletiva, ou seja, todas as escolas podem apreciar o trabalho umas das outras, concomitantemente, além da troca de experiência entre os professores e PROGETEC’s. Todos os anos, é escolhido um dos projetos para serem apresentados em um evento promovido pela SED e este ano, o contemplado foi o "Aquaponia", da Escola Estadual Pedro Afonso Goldoni, apresentado na Feira de ciências da escola e na Semana Nacional de Ciências e Tecnologia 2016, em Campo Grande." informou.

Os trabalhos aconteceram durante todo o dia e a comunidade pode visitar o estande pela manhã e a tarde participar das oficinas.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FRONTEIRA

Traficante foragido é preso e polícia apreende 784kg de maconha em Ponta Porã

DETRAN

Condutores que possuem CNH categorias C, D e E tem até 31 de março para renovar exame toxicológico

PROCON

Procon e Delegacia do Consumidor capacitam equipes para atuar contra a pirataria em MS

ECONOMIA

Empregos com carteira assinada batem recorde, segundo IBGE