quinta, 25 de abril de 2024
Copa do Brasil

Palmeiras e Santos decidem Copa do Brasil nesta quarta

02 dezembro 2015 - 14h49Por Fonte: douradosnews
O último capítulo da rivalidade entre Santos e Palmeiras em 2015 será escrito na noite desta quarta-feira no gramado do Allianz Parque, em São Paulo. A partida, que começa às 21h (MS), decidirá com qual das duas equipes fica a Copa Sadia do Brasil 2015, o último título em disputa na temporada do futebol brasileiro.

Depois de 156 jogos e 78 eliminações, o torneio mais democrático do futebol brasileiro chega à sua grande decisão. Após o Santos ganhar por 1 a 0 na Vila Belmiro no jogo de ida, só a vitória interessa ao Palmeiras. Se o Alviverde vencer por um gol de diferença, o título será decidido nos pênaltis. Se construir uma vantagem de dois gols ou mais, será o campeão.. Para acompanhar melhor a final, fique por dentro de cada detalhe da partida mais importante das temporadas de Palmeiras e Santos em 2015.

O Palmeiras não sabe se poderá contar com o atacante Gabriel Jesus na decisão desta quarta. O atacante deixou o jogo de ida com uma lesão no ombro e sua presença no duelo é questionável. A ausência do lateral-direito Lucas, porém, é certa. O palmeirense foi expulso na Vila Belmiro e cumpre suspensão no Allianz Parque.

Chegar à final da Copa do Brasil não é nenhum segredo para os técnicos de Palmeiras e Santos. O mesmo não se pode dizer, porém, sobre a sensação de levantar a taça de campeão do torneio. Dorival Junior também era o técnico do Santos quando o Alvinegro Praiano conquistou o único título do torneio de sua história em 2010. Marcelo Oliveira, por outro lado, jamais venceu a Copa do Brasil, apesar de já ter chegado a três finais dirigindo Coritiba (2011 e 2012) e Cruzeiro (2014). Nas três oportunidades, perdeu a primeira partida jogando fora de casa e não conseguiu reverter o cenário na volta.

Se os técnicos já estiveram na final da Copa do Brasil, ser campeão do torneio não é algo tão comum para os jogadores de Santos e Palmeiras. Dos 28 jogadores que participaram da primeira partida da final, apenas dois têm um título da Copa do Brasil. Fernando Prass e Arouca, dois jogadores do Palmeiras, mas que não conquistaram seus respectivos títulos por lá. Arouca venceu com o Santos em 2010, enquanto Prass foi o goleiro do Vasco campeão de 2011.

INIMIGOS ÍNTIMOS

A primeira partida da final foi repleta de tensão e provocação entre as duas equipes. Depois de muitos confrontos decisivos em 2015, a rivalidade entre os clubes se intensificou. No entanto, há jogadores que conhecem o adversário muito além da rivalidade.

É o caso de Arouca, hoje no Palmeiras, que defendeu o Santos entre 2010 e 2014 e foi campeão da Copa do Brasil com o clube. Os seus companheiros de meio-campo também têm um passado no Peixe: Zé Roberto defendeu o Santos em duas temporadas, enquanto Robinho foi atleta do Santos por cerca de quatro anos.

Do lado santista, o zagueiro David Braz não só atuou pelo Palmeiras, como foi revelado no Parque Antártica. O meia-atacante Marquinhos Gabriel, por sua vez, fez o caminho inverso ao de Arouca. Após defender o Palmeiras em 2014, se encaminhou à Baixada Santista.

RETROSPECTO

O retrospecto jogando fora de casa na Copa do Brasil dá confiança ao Santos na decisão. Jogando longe de seus domínios, o Alvinegro derrotou Corinthians, São Paulo, Figueirense e Londrina. A única derrota nas seis partidas fora de casa foi para o Sport, por 2 a 1, placar que, se repetido no Allianz Parque, garante ao menos a decisão por pênaltis. O Palmeiras, por sua vez, venceu quatro das cinco partidas disputadas em casa na competição. Quatro delas, porém, foram por um gol de diferença, com placares que não dão ao Alviverde o título no tempo regulamentar.

O atacante Gabriel Barbosa tem a chance de confirmar, na decisão, a artilharia da Copa do Brasil 2015. Após o tento marcado no primeiro jogo da final, o santista chegou a oito gols nesta edição, três a mais do que os dois jogadores com mais gols que ainda podem ultrapassá-lo: Ricardo Oliveira e Marquinhos Gabriel. Gabriel já foi o artilheiro da edição da Copa do Brasil de 2014 e, caso torne-se o artilheiro de 2015, igualará o atacante Gérson como único a ser artilheiro em edições consecutivas da competição. O ex-atacante foi três vezes artilheiro da Copa do Brasil, um recorde histórico. Se chegar à artilharia, Gabriel se junta a Romário com duas artilharias da Copa do Brasil.

O Palmeiras é o clube com o maior número de títulos nacionais no Brasil: são 10, incluindo oito Brasileiros e duas Copas do Brasil. Já o Santos figura na segunda colocação, com nove conquistas nacionais, e pode igualar o Palmeiras se for campeão nesta quarta.

Mais do que um novo título nacional para a coleção de um dos clubes, a decisão dá também uma vaga na próxima Copa Libertadores da América. Desde que a Copa do Brasil foi criada, Palmeiras e Santos venceram uma Libertadores cada. E nas duas ocasiões as equipes haviam se classificado através do torneio nacional. Antes de ganhar a América em 2011, o Santos de Neymar e cia. conquistou o Brasil em 2010. Foi também o caso do Palmeiras de 1999, que chegou à competição continental como campeões da Copa do Brasil de 1998.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue