sexta, 19 de abril de 2024
Pantanal

Pantanal será palco do Campeonato Mundial de Corrida de Aventura

10 novembro 2015 - 11h28Por Fonte: douradosnews
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Empreendedorismo (Sectei) e Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS), assinou nesta segunda-feira, dia 09 de novembro, convênio de patrocínio para a realização do Campeonato Mundial de Corrida de Aventura – Pantanal Adventure Race World Champioship, que acontece entre os dias 11 e 22 de novembro no Pantanal. O campeonato vai reunir atletas de aventura de 22 países.

Conforme o governador Reinaldo Azambuja, é um importante momento para divulgar Corumbá e as belezas naturais do Pantanal para o mundo. “Será uma oportunidade para mostrarmos a diversidade da fauna e flora, divulgar o Pantanal para o mundo e difundir o turismo de aventura. Pela amplitude do evento vemos a importância da parceria Governo do Estado, município, associações e a iniciativa privada”, destacou.

Para o diretor-presidente da Fundação de Turismo, Nelson Cintra, o evento é mais uma oportunidade de promover o Pantanal no mercado internacional e contribuir para a consolidação do destino Corumbá no segmento do turismo de aventura. “O campeonato mundial dará à região uma grande visibilidade. Estamos felizes em receber um evento tão importante como este”, disse.

A organização do campeonato percorreu e explorou por dois anos e meio o Pantanal para que fosse definido o percurso da prova. De acordo com a organizadora da etapa brasileira, Shubi Guimarães, o evento tem o objetivo de alavancar o esporte e o turismo de aventura. “Em um cenário de belezas naturais em meio ao Pantanal os atletas terão um grande grau de dificuldade, na prova serão necessárias estratégias e adaptabilidade, pelas condições de clima, ambiente, obstáculos e vegetação”, destacou. Todos os cuidados para o suporte em termos de segurança, informações e logística de apoio aos atletas foram tomadas.

As equipes de quatro integrantes, com a participação obrigatória de pelo menos uma mulher, alternam o percurso de montain bike, trekking, canoagem, técnicas verticais, tudo através da leitura de mapas e bússula (orientação). Todas receberam diversos ‘info packs’ com as orientações, entre elas, como agir no meio de uma das mais diversas biodiversidades do mundo.

Serão 700 quilômetros de trilhas, entre rios, vales, morros e matas, durante sete dias de competição, por regiões de fazendas e unidades de conservação protegidas pela Rede de Proteção da Serra do Amolar, na parte sul do Pantanal.

O Campeonato Mundial poderá ser acompanhado em tempo real pelo site do evento – arwcpantanal.com e contará com o serviço de envio de release e fotos à imprensa diariamente. Jornalistas de 17 países também farão a cobertura do evento. O evento também marca o lançamento do produto de turismo de conservação Pantanal Experience operado pela Liga Outdoor e Instituto Homem Pantaneiro na região da Serra do Amolar.

O PantanalPRO Adventure Race é um evento proprietário da Liga Outdoor e conta com o patrocínio da Fundtur-MS, Governo de Mato Grosso do Sul e Sectei, Apoio do Ibama, Sesc, Prefeitura de Corumbá, Neptunia Seguros e Água de Coco Obrigado, Fornecedores Oficiais: Mitsubishi, Kailash e Náutika, Parceiros de mídia: Go Outside, Rádio Eldorado e Rádio Estadão e Parceiros: IHP e Rede.

Ação social

Cada participante da competição vai doar um livro de seu país, região ou estado (no caso dos brasileiros). As doações serão encaminhadas para o Moinho Cultural, ação social que cuida de mais de 350 jovens, e a escola Jatobazinho, ambos localizados em Corumbá/MS, sede oficial da competição. Vale citar que a Jatobazinho fica bem próxima ao local da largada do Pantanal Pro Adventure Race Brasil, nas margens do Rio Paraguai.

Deixe seu Comentário

Leia Também

50+

Funtrab e rede supermercadista lançam 'Feirão da Empregabilidade' para contratação de profissionais

DETRAN-MS

Curso especial para condutores infratores ultrapassa 90% de aprovação

DESENVOLVIMENTO

Com R$ 3,2 bilhões, MS teve aumento de 227% nos investimentos públicos nos últimos três anos

TRAGÉDIA

Mãe e filho morrem e três ficam feridos em acidente no domingo de Páscoa