Menu
Busca sábado, 26 de setembro de 2020

Parlim é tema de II Seminário de Paradiplomacia das Cidades em São Paulo

Parlim é tema de II Seminário de Paradiplomacia das Cidades em São Paulo

22 novembro 2011 - 15h55
Divulgação (TP)

O Parlim ,Parlamento Internacional Municipal criado em Ponta Porã e Pedro Juan –PY e idealizado pelo ex-vereador Marcelino Nunes de Oliveira será tema abordado pelo acadêmico de relações internacionais da USP Vicente Giaccaglini Ferraro Jr. No "II Seminário de Paradiplomacia das Cidades", que será realizado amanhã, na Câmara Municipal de São Paulo. Segundo o acadêmico o tema "Paradiplomacia na Faixa de Fronteira", abordando o PARLIM entre um dos principais tópicos.

“Já apresentei a pesquisa sobre a integração na fronteira Brasil-Paraguai (Ponta Porã - Pedro Juan Caballero), mencionando iniciativas como o PARLIM, nos seguintes eventos:Semana de Iniciação Científica da PUC-SP 2010, premiado com "melhor trabalho" - São Paulo; (artigo publicado nos anais do evento),63º Encontro da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência (SBPC) - UFG, Goiânia; (resumo publicado nos anais do evento), VI Seminário do Livro Branco de Defesa Nacional, premiado em concurso de artigos - Ministério da Defesa,- III Seminário de Estudos Fronteiriços (SEF), II Encontro Sul-Mato-Grossense de Geógrafos (ENSUL) - UFMS, Corumbá. (artigo publicado nos anais do evento).

A programação II Seminário de Paradiplomacia das Cidades - dia 19/11/2011,Seguem mais informações do evento II Seminário de Paradiplomacia das Cidades. A Paradiplomacia é uma das formas de descentralização da gestão das relações internacionais. A cada dia, aspectos importantes da política exterior assumem dimensões locais e, ao mesmo tempo, aspectos da política interna assumem cada vez mais dimensões internacionais.

Para debater a importância do assunto e os desafios dele advindos para nossa cidade, vários especialistas discutirão aspectos relacionados ao tema durante o II Seminário de Paradiplomacia das Cidades. Data: 19/11/2011,Local: no Plenarinho da Câmara Municipal de São Paulo (Viaduto Jacareí, 100, 1º Andar),Horário: das 10h as 14hs
Programação;Prof. Me. Justino de Mattos Ramos Neto e Profa. Ma. Maria Beatriz D'Almeida Ramos Inks,"A Constituição Federal e a Paradiplomacia das Cidades: os poderes locais na construção da cidadania." O Prof. Me. Justino é graduado em Direito, especialista em Interesses Difusos e Coletivos (Escola Superior do Ministério Público de São Paulo), especialista em Direito Penal (Escola Paulista de Magistratura) e mestre em Direito das Relações Sociais (PUC-SP). O Profa. Ma. Maria Beatriz é graduada em Direito e mestra em Direito Político e Econômico (Mackenzie). O Prof. Me. Vitor Stuart Gabriel de Pieri e Rodrigo Marques Piva
"O papel do comitê das regiões frente à crise financeira europeia."o Prof. Me. Vitor é graduado em Geografia (UFRJ), mestre em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais (ENCE-IBGE), mestre em Relazioni Internazionali (Universitá di Bologna) e doutorando em Geografia (UNICAMP).O acadêmico Rodrigo é graduando em Relações Internacionais (Universidade Paulista).O Profa. Ma. Vanessa Braga Matijascic, "Cidades Irmãs: exemplos e resultados do Município de São Paulo." Graduada em Relações Internacionais (UNESP), mestra em Relações Internacionais pelo Programa San Tiago Dantas (UNESP/ UNICAMP/ PUC-SP) e doutoranda em História (UNESP).A Profa. Ma. Juliana Jerônimo Costa com o tema"As mudanças na Política Externa Brasileira recente: o desencapsulamento do Ministério das Relações Exteriores."

Graduada em Relações Internacionais (PUC-SP) e em Relações Públicas (USP), mestra em Relações Internacionais pelo Programa San Tiago Dantas (UNESP/ UNICAMP/ PUC-SP) e doutoranda em Relações Internacionais (IRI-USP).Bárbara Beatriz Maia Pinto Alves com o tema "Perspectivas sobre a cooperação internacional descentralizada brasileira: o caso de São Paulo."Graduada em Relações Internacionais (UCB-DF) e mestranda em Relações Internacionais (IRI-USP). Cássia Marques da Costa com o tema o"Os governos subnacionais nas Relações Internacionais: em busca de um conceito."Graduada em Relações Internacionais (PUC-SP) e mestranda em Relações Internacionais (IRI-USP).

Diego Soares Luz,o tema "Cidades Globais: o desafio da inserção e do reconhecimento local e internacional."Graduando em Relações Internacionais (Universidade Paulista).Vicente Giaccaglini Ferraro Jr. "Paradiplomacia na faixa de fronteira."Graduando em Relações Internacionais (PUC-SP).


Deixe seu Comentário

Leia Também

DOURADOS
Guarda cumpre mandado e prende ‘Maldita’ durante festa na Cachoeirinha
ESPORTES
Jorge Jesus critica proibição de torcedores em estádios de Portugal
MS
Crianças tem sobrenome acrescentado de avô materno após decisão da Justiça em MS
GERAL
Polícia Federal prende prefeitos de Rondônia por suspeita de corrupção