Menu
Busca sábado, 28 de novembro de 2020
MS

Polícia Militar de Dourados recebe 12 motos para trabalho ostensivo em aldeias

04 novembro 2015 - 14h48Por Fonte: noticias
Representando o governador Reinaldo Azambuja, o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Sílvio Maluf, e o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Deusdete Souza Oliveira Filho, entregaram em Dourados, nesta terça-feira (3), 12 motocicletas para o 3º Batalhão de a Polícia Militar realizar trabalho ostensivo e preventivo nas aldeias da região.

As novas viaturas resultam de um Acordo de Cooperação Técnica do Governo do Estado, por meio da Sejusp, com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), que visa a redução da criminalidade e da vulnerabilidade social das comunidades indígenas de Dourados e Caarapó, através do desenvolvimento de ações de prevenção dos crimes contra a vida e o patrimônio.Para o secretário Sílvio Maluf, a execução de um convênio assinado em 2011 representa a interrupção de ciclos criminosos que resultaram em grandes danos às comunidades indígenas.

“Esse projeto que hoje si do papel representa solução de segurança para os índios, primeiramente e de forma gradativa haverá a aproximação da polícia com a comunidade através do trabalho de Polícia Comunitária e do desenvolvimento de projetos sociais, mas é importante lembrar que para isso é imprescindível a participação da comunidade indígena”, enfatizou o secretário de Segurança.

De acordo com o comandante do 3º Batalhão da Polícia Militar de Dourados, tenente-coronel Carlos Silva, o principal objetivo é diminuir o número de vítimas nas aldeias e garantir tranquilidade e segurança. “É uma missão árdua, difícil e complicada, mas que eu gosto porque sei que a comunidade indígena vai abraçar essa causa junto com a Polícia Militar”, destacou.

“Só tem uma forma de mudar as coisas, quando nós vemos, quando nós julgamos e principalmente, quando nós tomamos ações, como esta que está tirando do papel um planejamento de 2011, que só foi concluído agora com a entrega dessas motocicletas, fundamentais para esse policiamento ostensivo nas aldeias”, disse em seu discurso o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Oliveira.

Através do convênio elaborado pela Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária, serão entregues ainda 7 caminhonetes para a PM de Dourados e elaborados planos de policiamento ostensivo e preventivo nas aldeias, dentro da filosofia de Polícia Comunitária, que prevê a aproximação da polícia com a comunidade.

“Para isso estamos discutindo com as comunidades a implantação dos Conselhos Comunitários Indígenas”, explica o coronel Carlos de Santana Carneiro, diretor-executivo da Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária.

A comunidade indígena comemora a iniciativa. “É um grande avanço, a aceitação dos índios está sendo boa porque desde que começou o policiamento dentro das aldeias, melhorou muito pra gente e com as motos temos certeza teremos mais segurança”, afirma Sílvio de Leão vice cacique da aldeia Jaguapiru de Dourados.

Deixe seu Comentário

Leia Também

NOTÍCIAS
Polícia Civil disponibiliza cartilha para consumidores evitarem golpes nesta Black Friday
MEIO AMBIENTE
Entre aves e mamíferos, mais de 100 animais retornam à natureza após reabilitação no Cras
BRASIL
Contran divulga novo calendário para CNH
COTAÇÃO
Dólar fecha em queda nesta sexta e recua na semana com clima global mais otimista