quinta, 25 de abril de 2024
MS

Polícia Militar de Dourados recebe 12 motos para trabalho ostensivo em aldeias

04 novembro 2015 - 14h48Por Fonte: noticias
Representando o governador Reinaldo Azambuja, o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Sílvio Maluf, e o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Deusdete Souza Oliveira Filho, entregaram em Dourados, nesta terça-feira (3), 12 motocicletas para o 3º Batalhão de a Polícia Militar realizar trabalho ostensivo e preventivo nas aldeias da região.

As novas viaturas resultam de um Acordo de Cooperação Técnica do Governo do Estado, por meio da Sejusp, com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), que visa a redução da criminalidade e da vulnerabilidade social das comunidades indígenas de Dourados e Caarapó, através do desenvolvimento de ações de prevenção dos crimes contra a vida e o patrimônio.Para o secretário Sílvio Maluf, a execução de um convênio assinado em 2011 representa a interrupção de ciclos criminosos que resultaram em grandes danos às comunidades indígenas.

“Esse projeto que hoje si do papel representa solução de segurança para os índios, primeiramente e de forma gradativa haverá a aproximação da polícia com a comunidade através do trabalho de Polícia Comunitária e do desenvolvimento de projetos sociais, mas é importante lembrar que para isso é imprescindível a participação da comunidade indígena”, enfatizou o secretário de Segurança.

De acordo com o comandante do 3º Batalhão da Polícia Militar de Dourados, tenente-coronel Carlos Silva, o principal objetivo é diminuir o número de vítimas nas aldeias e garantir tranquilidade e segurança. “É uma missão árdua, difícil e complicada, mas que eu gosto porque sei que a comunidade indígena vai abraçar essa causa junto com a Polícia Militar”, destacou.

“Só tem uma forma de mudar as coisas, quando nós vemos, quando nós julgamos e principalmente, quando nós tomamos ações, como esta que está tirando do papel um planejamento de 2011, que só foi concluído agora com a entrega dessas motocicletas, fundamentais para esse policiamento ostensivo nas aldeias”, disse em seu discurso o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Oliveira.

Através do convênio elaborado pela Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária, serão entregues ainda 7 caminhonetes para a PM de Dourados e elaborados planos de policiamento ostensivo e preventivo nas aldeias, dentro da filosofia de Polícia Comunitária, que prevê a aproximação da polícia com a comunidade.

“Para isso estamos discutindo com as comunidades a implantação dos Conselhos Comunitários Indígenas”, explica o coronel Carlos de Santana Carneiro, diretor-executivo da Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária.

A comunidade indígena comemora a iniciativa. “É um grande avanço, a aceitação dos índios está sendo boa porque desde que começou o policiamento dentro das aldeias, melhorou muito pra gente e com as motos temos certeza teremos mais segurança”, afirma Sílvio de Leão vice cacique da aldeia Jaguapiru de Dourados.

Deixe seu Comentário

Leia Também

LOTERIA

Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 6 milhões

NOVAS REGRAS

IPVA terá limite de parcela única e melhores condições para quitar débitos

ECONOMIA

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 7

PEDRO JUAN CABALLERO

Confronto em penitenciária termina com quatro pessoas mortas na fronteira