quinta, 25 de abril de 2024
Curso

Policiais de 7 estados fazem curso para empalhar animais atropelados

Ideia é montar museus itinerantes para discutir razões que levaram os animais à morte

03 dezembro 2015 - 11h21Por Fonte: correiodoestado
A Polícia Militar Ambiental começou ontem (2) o curso de taxidermia (empalhar) de animais silvestres e Educação Ambiental, que será concluído no dia 13 de dezembro. A formação prepara os policiais para aproveitamento de animais atropelados, ou que morrem nos Centros de Reabilitação de Animais Silvestres, para utilizarem em oficinas de educação ambiental.

No curso os policiais também trocam experiências sobre os tipos de trabalhos de Educação Ambiental que cada Unidade está executando em seu Estado. Durante o curso, há 35 horas de discussões sobre a Política Nacional de Educação Ambiental, às Políticas Estaduais que já foram promulgadas, bem como a apresentação dos Projetos que cada Polícia Militar Ambiental executa em seu Estado.

A ideia deste tipo de trabalho de taxidermia é montar museus itinerantes de educação ambiental para ter um atrativo às crianças e adolescentes para discutir as razões que levaram àqueles animais a estarem mortos.
Trata-se de uma forma bastante didática, que tem fundamentado e tornado os trabalhos na área de Educação da Polícia Militar Ambiental extremamente requisitados, até porque, o museu de fauna itinerante é somente uma das oficinas utilizadas nos trabalhos.

Também há oficina de reciclagem (discute-se – a questão dos resíduos sólidos); do ciclo da água (discute-se a questão dos recursos hídricos); a casinha da energia (discutem-se sobre energias e seus impactos, bem como energias renováveis e limpas); plantio de mudas nativas (discute-se – desmatamento, assoreamento, importância da flora etc.), além do teatro de fantoches com peças abrangendo todos os temas discutidos, em metodologia que permite ao atendido ter a noção de que o ambiente é um complexo e, cada ente afetado, pode causar uma reação em cadeia, prejudicando todo esse complexo e, enfim, o homem nessa cadeia.

O Curso, que ocorre na Green Farm CO2 Free, em Itaquiraí, a 70 km da cidade de Naviraí, próxima à divisa com o estado do Paraná, também tem a disciplina de Educação Ambiental, onde se discutem a Política Nacional de Educação Ambiental e as dos Estados que já tem sua política estruturada, terá duração de 140 horas e será concluído no dia 12 de dezembro. Ele faz parte da grade de cursos da Polícia Militar e, portando, pode ser oferecido para Policiais de outros Estados.

Participam, além de policiais militares ambientais de MS, mais policiais ambientais do Paraná, Santa Catarina, Goiás, Tocantins, Roraima e Maranhão.
Participam ainda um Técnico em Laboratório da Universidade Estadual de MS, do campus de Mundo Novo, um funcionário da Fazenda Green Farm e uma médica veterinária.

Hoje pela manhã, os alunos conheceram os trabalhos de recuperação de áreas degradas, de Educação Ambiental e de conservação da fauna silvestres que a Fazenda Green Farm CO2 Free executa. Estiveram no viveiro de mudas nativas e no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), que a fazenda mantém, em parceria com o CRAS de Campo Grande.

Também pela manhã participaram da aula teórica sobre taxidermia. No início da tarde começaram as aulas práticas.
O curso é ministrado pelos Policiais Militares Ambientais (taxidermistas) da PMA/MS CB PM Vilson, CB PM Souza e CB PM Celso.

Deixe seu Comentário

Leia Também

GERAL

Apenas 3% dos países terão taxa de fertilidade suficiente até 2100

GERAL

Pampa é o bioma brasileiro menos protegido por unidades de conservação

SAÚDE

Quedas levaram mais de 33 mil crianças ao SUS em 2023

LEVANTAMENTO

Acidentes de trabalho geraram R$ 387 mi em gastos previdenciários em Mato Grosso do Sul