Menu
Busca quarta, 02 de dezembro de 2020

Ponta Porã participa de Lançamento da Revista Cultura em MS

Ponta Porã participa de Lançamento da Revista Cultura em MS

08 dezembro 2011 - 13h30
Divulgação (TP)

A Fundação de Cultura do governo do Estado lançou no dia 29 de novembro, às 19 horas, no Museu de Arte Contemporânea (Marco), a quarta edição da revista Cultura em MS, publicação de referência no Estado que abrange olhares, ações, projetos e contrastes culturais de Mato Grosso do Sul. A solenidade de lançamento contou com os representantes da Prefeitura de Ponta Porã: Adir Teixeira, Diretor-Presidente da FUNCESPP-Fundação de Cultura e Esporte de Ponta Porã e Agapito Boeira Júnior, Assessor da Secretaria Municipal de Infra-etrutura, obras e Meio Ambiente.

A quarta edição da revista Cultura em MS apresenta como tema central a paisagem cultural, tendo como eixo o Geopark Bodoquena-Pantanal. O local sintetiza o encontro da cultura com a história dos povos e o turismo. E é justamente essa interação o foco da publicação.

Criado por decreto estadual em 2009, o Geopark Estadual Bodoquena-Pantanal engloba uma área de 20 mil quilômetros quadrados pontuados por grutas, pedreiras, baías, minas, cachoeiras, nascentes e monumentos entre a serra da Bodoquena e a planície pantaneira, unindo características naturais diversas. Também possui 45 geossítios já cadastrados e catalogados entre os municípios de Anastácio, Aquidauana, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Caracol, Corumbá, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Ladário, Miranda, Nioaque e Porto Murtinho.

Membros da Unesco estiveram em Mato Grosso do Sul em junho deste ano para homologar o Geopark, que deve ser reconhecido oficialmente em poucos meses. Com a chancela da Unesco, ele será o segundo das Américas. O primeiro é o do Araripe, no Ceará, reconhecido no ano de 2006. Ao todo, existem atualmente 57 geoparks espalhados ao redor do mundo.

A revista conta ainda com uma entrevista com Gilberto Luiz Alves, autor e professor da área de educação reconhecido nacionalmente, Maria Margareth Escobar Ribas Lima, superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Estado; Nilde Brun, diretora da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul e Américo Calheiros, presidente da Fundação de Cultura, além de matérias sobre as todas as manifestações culturais do Estado, artigos, crônicas e turismo.

O Diretor-Presidente da FUNCESPP, Adir Teixeira, destacou a importância da Revista Cultura em MS, que consegue apresentar para todo estado curiosidades, fatos e realidades dos costumes de sua gente, permitindo a integração de sua riqueza sócio-cultural.

Para o presidente da Fundação de Cultura, Américo Calheiros, a revista Cultura em MS continua sendo uma referência na pesquisa, no registro e no levantamento de uma série de iniciativas, projetos e ações que são desenvolvidos na área cultural, apontando propostas e refletindo as mais extensas manifestações do povo sul-mato-grossense.

A revista Cultura em MS tem tiragem inicial de 2 mil exemplares que serão distribuídos em escolas e órgãos de cultura, associações, bibliotecas, universidades, entre outras instituições. A versão eletrônica pode ser acessada após o lançamento oficial no site da Fundação de Cultura, clicando no banner localizado no menu direito da página.

Deixe seu Comentário

Leia Também

COTAÇÃO
Dólar fecha em alta nesta quarta após forte queda na terça
SAÚDE
Anvisa define requisitos para pedido de uso emergencial de vacina da Covid-19
Um dos critérios é que a vacina precisa estar em estudos clínicos de fase 3 - última etapa de testes - no Brasil
MAIS UMA CONDENAÇÃO
Chefe do tráfico na fronteira, Galã é condenado a 8 anos de prisão por lavagem de dinheiro em MS
ECONOMIA
Venda de veículos automotores aumenta 0,45% de outubro para novembro