sexta, 29 de março de 2024
IPVA

Prazo de pagamento à vista do IPVA com desconto termina dia 29 em MS

21 janeiro 2016 - 11h47Por Fonte: riobrilhantenews
Termina no dia 29 de janeiro o prazo para que os proprietários de veículos automotores de Mato Grosso do Sul façam o pagamento do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2016 à vista com desconto de 15%.

Caso opte pelo pagamento parcelado, que pode ser feito em até cinco vezes, mas sem desconto, a primeira parcela também vence no dia 29 de janeiro. As subsequentes terão como data limite de quitação em: 29 de fevereiro, 31 de março, 29 de abril e 31 de maio.

O valor de cada parcela não pode ser inferior a R$ 30, no caso de veículos de duas rodas, e R$ 55 para os demais tipos de veículos. Em caso de atraso, haverá juros de mora e multa.

Em 2016, para contenção de despesas, os carnês do IPVA foram impressos em preto e branco, segundo a secretaria estadual de Fazenda. Em caso de dúvidas sobre o carnê, o contribuinte pode entrar em contato com a Superintendência da Gestão da Informação (SGI) pelo telefone (67) 3318-3600 ou ir às Agências Fazendárias (Agenfas) nos municípios.

A Sefaz também disponibilizou um atalho em sua página na internet para a emissão da segunda via dos boletos (clique aqui e acesse). O carnê continua sendo emitido em única via, independente do pagamento à vista ou parcelado.

As alíquotas

A alíquota do IPVA para automóvel (carro de passeio), camionete, camioneta de uso misto e utilitário passou de 2,5% para 3,5%. Para ciclomotor, motocicleta, triciclo e quadriciclo, continua em 2%; caminhões com qualquer capacidade de carga, ônibus ou micro-ônibus para transporte coletivo de passageiros tiveram as alíquotas reajustadas de 1,5% para 2%.

Para automóveis de oito lugares movidos a diesel, a alíquota fica em 4,5%. No caso dos frotistas – que possuem mais de 30 veículos – a alíquota é de 1,5% para motos; 2% para automóveis, carros de passeio e utilitários; 3% para automóveis de oito lugares movidos a diesel; e 1% para caminhões e ônibus.

O governo do estado manteve este ano a isenção da total da cobrança do imposto para os carros no primeiro ano e de 50% para as motos na mesma condição.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FRONTEIRA

Traficante foragido é preso e polícia apreende 784kg de maconha em Ponta Porã

DETRAN

Condutores que possuem CNH categorias C, D e E tem até 31 de março para renovar exame toxicológico

PROCON

Procon e Delegacia do Consumidor capacitam equipes para atuar contra a pirataria em MS

ECONOMIA

Empregos com carteira assinada batem recorde, segundo IBGE