Menu
Busca quinta, 01 de outubro de 2020
Ponta Porã

Prefeitura e Ministério Público desenvolvem projeto “De mãos dadas contra o trabalho infantil”

13 novembro 2015 - 07h15Por Assessoria

Um trabalho desenvolvido através da parceria firmada pela Prefeitura de Ponta Porã, através da Secretaria Municipal de Educação e o Ministério Público do Trabalho (MPT), foi encerrado nesta quarta-feira, dia 11, com chave de ouro no Centro Internacional de Convenções. O projeto consiste num conjunto de ações voltadas para a promoção de debates, nas escolas de Ensino Fundamental, dos temas relativos aos direitos da criança e do adolescente, especialmente a erradicação do trabalho infantil e a proteção ao trabalhador adolescente.

A solenidade de encerramento contou com a presença da secretária municipal de Educação, Denize Oliveira, representando o prefeito Ludimar Novais; da procuradora da 24ª Região do Ministério Público do Trabalho, Cândice Gabriela Arósio, entre outros autoridades municipais, professores, coordenadores, diretores de escolas, alunos e pais que compareceram para prestigiar os filhos e para acompanhar as apresentações de teatro, poesia, música e dança.

Neste ano o projeto envolveu cerca de 80 profissionais da educação municipal de Ponta Porã, atendendo cerca de 680 alunos que estão cursando o 6º ano do ensino fundamental, que estudam nos períodos matutino e vespertino. Eles aprenderam lições de música, teatro, literatura e desenho, ampliando conhecimentos e buscando a sensibilização da comunidade para a importância da erradicação do trabalho infantil.

Denize Oliveira disse que o ideal é que todas as crianças tenham oportunidades e que não sofram com o trabalho infantil. “Um levantamento feito pelo IBGE aponta que de um universo de cerca de 86 mil habitantes no município, ainda existem cerca de 5,5 mil adultos que não tiveram a oportunidade quando eram crianças e hoje não sabem ler, nem escrever. É uma cena que não pode se repetir, mas para isso precisamos cumprir o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) que proíbe o trabalho infantil”.

A secretária disse que o prefeito Ludimar Novais trabalha para dar oportunidade para as crianças e adolescentes. “Aquela pessoa que não tem oportunidade, que não estuda, fatalmente não terá muitas escolhas, será destinada para os piores trabalhos, os mais pesados. Portanto, esse trabalho do município com o Ministério Público do Trabalho é de suma importância para sensibilizar os pais sobre a importância de manter seus filhos na escola. O envolvimento com o Ministério Público é fundamental para que haja um melhor esclarecimento. E esse trabalho só acontece com todo esse sucesso porque temos o apoio de todos os nossos servidores, professores, coordenadores, diretores. O envolvimento do setor pedagógico faz isso acontecer”, destaca.

Durante o evento aconteceram várias apresentações. Alunos da Escola João Carlos Pinheiro Marques apresentaram peça de teatro com o tema “Padrasto Explorador”; logo depois ocorreu a apresentação da Escola São João, com vídeo e leitura de poesia sobre trabalho infantil, de autoria do aluno Walison de Jesus; a apresentações prosseguiram com a música “Caminhos a vencer”, feita pelos professores da Escola Graça de Deus e cantada pelos alunos. Também se apresentaram no palco a Escola Andreazza, com teatro; Manoel Martins, poesia; Jardim Ivone, dança; Ramiro Noronha, teatro; e Juvenal Fróes, música.

Deixe seu Comentário

Leia Também

LEGISLATIVO
Parlamentares devem apreciar cinco propostas na primeira sessão ordinária de outubro
EDUCAÇÃO
Enem: estudantes têm até hoje para inserir foto no cadastro
TEMPO
Outubro chega com intensa onda de calor que deve se estender por mais dez dias em MS
SAÚDE
Pesquisa comprova que covid-19 é também doença vascular