quarta, 17 de abril de 2024
Passou mal

Preso que fugiu com ex-líder de facção morre na penitenciária

03 novembro 2016 - 08h45Por Correiodoestado
O preso Odevilson Martines Maldonado, 35 anos, morreu dentro do Presídio Jair Ferreira de Cavelho, também conhecido como de Segurança Máxima, em Campo Grande, nessa quarta-feira (2) pela manhã. Ele respondia pelos crimes de furto, roubo, uso de documento falso e porte ilegal de arma e já tinha fugido do sistema penitenciário com ex-líder de facção criminosa em 2010.

A vítima estava na cela 10 PV II e começou a passar mal nas primeiras horas desta manhã. Os próprios internos comentaram com agentes o caso. Os colegas de cela o levaram para a área de saúde da penitenciária e o deixaram deitado em maca.

À Polícia Civil, foi relatado que os Bombeiros foram chamados para atendimento, mas como Maldonado morreu era preciso acionar uma equipe com médico para atestar o óbito. Houve requisição ao Samu, mas o atendimento foi negado com a alegação que o serviço não atende em presídios. Essa situação aparece descrita em boletim de ocorrência registrado na Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac) do Centro.

Os agentes que estavam de plantão comentaram que estranharam a falta de movimentação de presos. Eles mencionaram aos policiais civis que registraram a morte que, em geral, há tumulto quando um detento passa mal. "Com relação a esse fato foi muito tranquilo, sem alardes, sem gritaria", agentes descreveram o fato.

A delegada Ana Paula Trindade Ferreira, da Depac Centro, registrou a ocorrência como morte a esclarecer. Odevilson Martines Madonado já foi preso mais de uma vez e o envolvimento dele com o crime seria pelo menos desde 2008.

HISTÓRICO

Tanto em 2009 como em 2010 ele fugiu do sistema penitenciário. Desta última vez, Maldonado estava junto com Aelinton Amaro Pinto, então com 27 anos, conhecido como Playboy e apontado como um dos líderes de facção criminosa. Aelinton foi morto em fevereiro de 2010, durante confronto com policiais da Companhia Independente de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais (Cigcoe).

Deixe seu Comentário

Leia Também

50+

Funtrab e rede supermercadista lançam 'Feirão da Empregabilidade' para contratação de profissionais

DETRAN-MS

Curso especial para condutores infratores ultrapassa 90% de aprovação

DESENVOLVIMENTO

Com R$ 3,2 bilhões, MS teve aumento de 227% nos investimentos públicos nos últimos três anos

TRAGÉDIA

Mãe e filho morrem e três ficam feridos em acidente no domingo de Páscoa