quinta, 18 de abril de 2024
Ponta Porã

Prevenção: Palestras sobre a saúde do homem em P.Porã

18 novembro 2015 - 12h11Por Fonte: reporterms
Os esforços do Governo Ludimar Novais para reduzir o preconceito e levar a população masculina a se preocupar mais com a própria saúde, têm incrementado as atividades desenvolvidas dentro da campanha Novembro Azul, levando informações importantes e orientações, através de palestras que vêm sendo proferidas, desde o início do mês, em todos os postos de saúde do município.

Nesta terça-feira (17) pela manhã, foi a vez do Posto de Saúde Central e do Centro Integrado de Saúde (CIS), localizados no mesmo prédio, na rua Sete de Setembro. A palestra foi proferida pela coordenadora da campanha, Patrícia Vieira, com o apoio da coordenadora da Saúde do Homem, Elis Oliveira e da coordenadora do CIS, Karine Araújo.

Hoje, quarta-feira (18), a palestra será proferida, a partir das 8 horas, no Posto de Saúde do Jardim Aeroporto, com a presença, inclusive, de um urologista. Infelizmente, segundo a coordenadora da Saúde do Homem, a população masculina só procura orientação médica quando está no limite, com dor ou mal estar insuportáveis. “Ainda é muito complicado fazer com que os homens realmente se preocupem com a própria saúde”, apontou Elis Oliveira, “mas, estamos proferindo as palestras, como é possível ver, para uma maioria feminina, na esperança de que elas levem para seus cônjuges estas informações importantes e o aconselhamento para que façam os exames necessários de prevenção a uma série de doenças”, completou.

MINORIA

Você conhece algum homem que vá ao médico por livre e espontânea vontade? Mesmo sem sentir nada, apenas para ver se a saúde vai bem? Conhece? Sorte sua, porque eles são minoria. Isso é o que comprova uma pesquisa sobre hábitos de vida dos brasileiros realizada pelo Ministério da Saúde.

Agora, está sendo concluído um estudo sobre a saúde da população masculina que analisa as cinco principais causas de internação e mortalidade entre eles. Com esses dados, o governo pretende fortalecer a campanha de conscientização para a saúde do homem, como já fez com mulheres, crianças, adolescentes e idosos.

Cuidar da saúde é uma questão cultural. Enquanto as mulheres aprendem, desde cedo, que é preciso ir regularmente ao ginecologista – e, depois, quando se tornam mães, que é preciso levar os bebês ao pediatra –, os homens não são criados com esse hábito.

Como o papel de provedor ainda é bastante forte na cultura atual, o sexo masculino não pode se fragilizar e comprometer esse papel familiar. É considerado como o sexo forte e acredita ser mais resistente às doenças. Essas crenças dificultam a incorporação de medidas preventivas e a mudança de estilo de vida. O fato é que, por essa questão cultural, os homens sofrem com mais doenças que poderiam ser evitadas caso houvesse atitudes preventivas.

PREVENÇÃO

Por mais batida que esteja essa máxima, ainda faz todo sentido quando o assunto é saúde. E no caso dos homens também deve ser aplicada, mesmo que a agenda esteja lotada. É preciso fazer sobrar tempo para ir ao médico entre um compromisso e outro.

No Brasil, os problemas cardiovasculares estão entre as principais causas de morte – e entre os homens a incidência é maior. Isso se reflete diretamente nos consultórios dos cardiologistas. Lá os homens são maioria, ainda que não esmagadora. O importante é que as doenças do coração e do sistema circulatório podem ser prevenidas.

A prevenção pode ser feita com check-up periódico para controle dos fatores de riscos cardiovasculares, como sobrepeso, obesidade, diabetes, colesterol, hipertensão arterial, entre outros.

Mas, quando se fala em prevenção, não basta ir ao médico periodicamente. Se não houver mudança de hábitos, de nada vai adiantar fazer visitas regulares. Evitar o cigarro e o álcool em excesso, alimentar-se de forma saudável, reservar um tempo para o lazer, para o convívio com a família e para desenvolver a espiritualidade também fazem parte de uma atitude preventiva.

PRECONCEITOS

Outro problema entre os homens são os preconceitos com determinados exames. Como o que detecta câncer de próstata, outra das principais causas de morte. O diagnóstico traz boas chances aos pacientes, mas, para isso é preciso quebrar o tabu e realizar o exame de toque retal periodicamente. No caso dos homens que apresentam história familiar de câncer de próstata em primeiro grau, a prevenção deve começar a partir dos 40 anos.

Assim como os casados, os homens de mais idade passam a se preocupar mais com a saúde. As esposas realizam “forças-tarefas” para que haja visitas periódicas ao urologista, ao cardiologista ou ao clínico geral. Os idosos passam a se cuidar mais para prevenir doenças crônicas que aparecem com o tempo.

EXAMES ESSENCIAIS

Para saber como está a saúde, vale acompanhar possíveis fatores de risco fazendo um check-up anual. “A história clínica e o exame físico devem nortear a solicitação de exames, que deve ser personalizada ao máximo.

Confira os principais exames do check-up masculino:

Exames de sangue para verificar os níveis de colesterol total e frações, triglicérides, glicemia e insulina; Avaliação de calcificação em coronária; Função hepática; Ácido úrico; Câncer de próstata: dosagem da enzima PSA; Câncer de cólon: colonoscopia; Função pulmonar, indicada aos fumantes; Raio X de tórax para avaliar os órgãos sólidos.

ESPECIALISTAS RECOMENDAM…

Deixe de lado o sedentarismo: pelo menos 30 minutos de caminhada por dia. O ideal é manter a atividade cinco dias por semana.

Alimente-se de forma saudável para controlar o sobrepeso: de cinco a seis pequenas refeições ao dia, ricas em frutas, legumes e verduras.

Mude o ritmo da vida profissional: é preciso buscar equilíbrio entre os diversos papéis que se tem na sociedade e na família. Isso promove felicidade e alegria de viver.

PROGRAMAÇÃO

Acompanhe a programação das próximas palestras e veja quando o posto de saúde mais próximo de sua casa será contemplado.

Hoje (dia 18) – Palestra com urologista, aferição de pressão arterial, diabetes, consultas médicas e de enfermagem e odontologia no ESF Pedro Monteiro, a partir das 9h.

Também nesta quarta-feira, às 13h, no ESF Andreazza: Palestra, aferição de pressão arterial, diabetes, consultas de enfermagem e odontologia.

Quinta-feira (dia 19) – no ESF da Vila Áurea, a partir das 8h: Palestra, aferição de pressão arterial, diabetes, consultas médicas e de enfermagem e odontologia.

No mesmo dia no ESF Estoril a partir das 8h: Palestra, aferição de pressão arterial, diabetes, consultas médicas e de enfermagem e odontologia.

No dia 24/11 no ESF Sanga Puitã, a partir das 8h: Palestra, aferição de pressão arterial, diabetes, consultas médicas e de enfermagem e odontologia

Dia 24/11 palestra com urologista e Serviço Ambulatorial Especializado (SAE) NO Hospital Regional e na Câmara Municipal.

Dia 26/11 a partir das 8h na Praça Lício Borralho trabalho do setor de Vigilância em Saúde. No mesmo dia trabalho no ESF Alegrete e em empresas.

Deixe seu Comentário

Leia Também

50+

Funtrab e rede supermercadista lançam 'Feirão da Empregabilidade' para contratação de profissionais

DETRAN-MS

Curso especial para condutores infratores ultrapassa 90% de aprovação

DESENVOLVIMENTO

Com R$ 3,2 bilhões, MS teve aumento de 227% nos investimentos públicos nos últimos três anos

TRAGÉDIA

Mãe e filho morrem e três ficam feridos em acidente no domingo de Páscoa