sexta, 29 de março de 2024

Projeto GIAPA vai promover capacitação para prevenir incêndios florestais

Projeto GIAPA vai promover capacitação para prevenir incêndios florestais

02 maio 2012 - 15h01
Divulgação (TP)

O Projeto GIAPA – Gestão Integrada do Rio Apa, que envolve vários municípios do Brasil e Paraguai, está programando a realização de capacitação e treinamento para que sejam evitados incêndios florestais na região, ministrada pela Brigada do Corpo de Bombeiros do estado de Mato Grosso do Sul.

A iniciativa faz parte das estratégias adotadas pelos municípios que compõem do Projeto GIAPA, visando preservar os recursos ambientais que são bastante danificados por incêndios no período do inverno.

A justificativa para esta ação é de que é quase nula a percepção da população desta região sobre a importância do manejo adequado dos recursos existentes na Bacia do Apa. Assim, atividades como a agropecuária e o extrativismo, são praticadas com a utilização de técnicas e hábitos rudimentares que acabam destruindo os recursos ambientais. O fogo é uma destas práticas.

Os técnicos envolvidos no Projeto informam que, levando em conta a grave situação que se dá na bacia pelos incêndios de pastagens e bosques e os efeitos que têm sobre a degradação dos recursos naturais, tornou-se necessária a capacitação das pessoas que vivem na área da bacia e em particular, aos grupos que utilizam o fogo como prática de manejo de pastagens ou habilitação de solos para cultivo.

Com esta atividade, serão realizadas oficinas de capacitação a produtores agropecuaristas, comunidades indígenas e colônias campesinas; além do que, propõem-se campanhas de promoção e difusão para a prevenção de incêndios, dirigidas à população em geral através dos meios massivos de comunicação como radio, televisão e imprensa escrita.

Estas atividades serão coordenadas e executadas pela Prefeitura Municipal de Ponta Porã, Prefeitura Municipal de Antônio João, Prefeitura Municipal de Bela Vista, Prefeitura Municipal de Caracol, Prefeitura Municipal de Porto Murtinho, Grupo Pró-Apa e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso do Sul.

Está prevista a realização de 4 (quatro) oficinas. 1º Ponta Porã/Antonio João; 2º Bela Vista; 3º Caracol e 4º Porto Murtinho definidos como pontos de risco.

Serão adquiridos equipamentos de controle de incêndios florestais que formarão parte do equipamento do Centro de Interpretação da Bacia/Cabeceira do Apa, Prefeitura de Bela Vista/Sindicato Rural, Prefeitura Municipal de Caracol/Sindicato Rural, Prefeitura Municipal de Porto Murtinho/Corpo de Bombeiros de Porto Murtinho.

GIAPA

O Projeto GIAPA – Gestão Integrada do Rio APA é voltado ao fortalecimento e desenvolvimento sustentável do grupo populacional composto pelos Departamentos de Concépcion e Amambay, República do Paraguai, Estado do Mato Grosso do Sul e República Federativa do Brasil.

O projeto visa melhorar a condição do meio ambiente e qualidade de vida da população residente na bacia hidrográfica do Rio Apa, através de uma ação de consciência e trabalho ambiental, para lidar com o desenvolvimento do modelo de exploração agrícola e degradação do ambiente. Faz-se necessário o estabelecimento de normativas severas para o uso da terra e proteção dos recursos, além de um trabalho de conscientização ambiental para a população em geral.

O GIAPA é um projeto coordenado pela Prefeitura Municipal de Ponta Porã (Brasil), e tem como parceiros a Gobernación do Departamento de Amambay (Paraguai) e ONGD Paz y Desarrollo (Espanha), co-financiado pela União Européia.




Deixe seu Comentário

Leia Também

GERAL

Programa Petrobras Jovem Aprendiz vai abrir mais de mil vagas

PERSEGUIÇÃO

Ladrão foge da PRF do Paraná, mas é preso em Mato Grosso do Sul

ESPORTES

Comitê Paralímpico revela valor de prêmios de medalhistas em Paris

ECONOMIA

Empresa sucroenergética projeta novos investimentos em MS