sábado, 20 de abril de 2024
Ponta Porã

Projovem atende 170 pessoas na sua 4ª edição em P.Porã

02 fevereiro 2016 - 11h37Por Fonte: reporterms
Programa é desenvolvido através de parceria dos Governos Federal e do Estado com apoio da Prefeitura Municipal

O programa Projovem Urbano, que é desenvolvido através de parceria entre os governos federal e estadual com apoio da Prefeitura de Ponta Porã, que no ano passado formou 191 alunos, está atendendo atualmente 170 pessoas. A informação foi repassada pela professora de qualificação profissional na área de telemática, Monalisa Mara Meninelli Molina.

Segundo ela, o programa atende jovens de 18 a 29 anos, oferecendo a essas pessoas não apenas a educação básica, mas uma formação profissional e cultural. “Cada aluno recebe uma bolsa mensal de R$ 100 e pode concluir o ensino fundamental – do 1º ao 9º ano – no período de 18 meses, o que é sem dúvida uma grande oportunidade para quem não teve a chance de estudar na idade ideal”.

O Projovem nesta sua quarta edição está sendo desenvolvido nas escolas estaduais João Brembatti Calvoso, Adê Marques e no distrito de Nova Itamarati. “De 50 a 60 inscritos no programa recebem atendimento em casa. São pessoas que não estão podendo se locomover ou que moram distantes, alguns em fazendas”.

O programa oferece uma formação cidadã, todos recebem acompanhamento social, buscando também envolver os alunos em ações voltadas para a sociedade. Na última sexta-feira, por exemplo, os estudantes participaram de uma mobilização contra o mosquito aedes aegypti.

Juntamente com os professores, assistente social e coordenadores, eles fizeram campanha na “Guerra contra o mosquito”, no Parque dos Ervais. Foram distribuídos panfletos orientando sobre o mosquito que transmite doenças como a dengue, chikungunya e também o zika vírus.

Foram repassadas orientações para prevenir a proliferação da doenças com atitudes simples como manter o lixo em sacolas fechadas ou em lixeiras tampadas, armazenar garrafas vazias com a bico para baixo, tampar barris ou outros recipientes que armazenam água, colocar pratinhos nos vasos de plantas, lacrar caixas d’água, limpar a bandeja do ar-condicionado, remover a sujeira das calhas, guardar pneus em locais cobertos, lavar o recipiente e trocar a água dos animais diariamente, tampar ralos e retirar a água do reservatório de degelo da geladeira.

CULTURA

Já como parte das atividades culturais, no último sábado, os participantes do Projovem viajaram para a cidade de Dourados para assistir a estréia do filme “Os Dez Mandamentos”, sucesso de bilheteria nacional e que tem como roteirista Vivian de Oliveira, que é filha do casal de jornalistas de Ponta Porã, João Natalício de Oliveira e Izolina Machado de Oliveira.

A assistente social Agda Martins Arruda Rodrigues disse que o programa incentiva outros tipos de aprendizagem como visitas a museus, centros culturais e teatros, cinemas, palestras motivadoras e de auto-estima. “Por isso que juntamente com os demais educadores, através de uma parceria com a Prefeitura Municipal de Ponta Porã que nos cedeu o ônibus e a Igreja Universal do Reino Deus que nos cedeu as entradas, levamos o nosso grupo de alunos para assistir ao filme Os Dez Mandamentos em Dourados. Foi, sem dúvida, proporcionado um conhecido importante, já que muitos nunca tiveram até então a oportunidade de conhecer um cinema”, destacou a assistente social Agda Rodrigues.

Deixe seu Comentário

Leia Também

50+

Funtrab e rede supermercadista lançam 'Feirão da Empregabilidade' para contratação de profissionais

DETRAN-MS

Curso especial para condutores infratores ultrapassa 90% de aprovação

DESENVOLVIMENTO

Com R$ 3,2 bilhões, MS teve aumento de 227% nos investimentos públicos nos últimos três anos

TRAGÉDIA

Mãe e filho morrem e três ficam feridos em acidente no domingo de Páscoa