quinta, 25 de abril de 2024
Política

Puka reduz custo operacional da Câmara e amplia apoio jurídico aos vereadores

15 julho 2016 - 21h42Por Fonte: Jornal da Praça
O presidente da Câmara Municipal de Ponta Porã, vereador Daniel "Puka" Valdez (PMDB) já realizou importantes mudanças nos contextos operacional e administrativo do Legislativo, com redução de custos e reforço no apoio jurídico ao trabalho dos vereadores.

Esta semana, em entrevista exclusiva ao Jornal da Praça, Puka disse que assim que assumiu a presidência, em janeiro último, cumpriu determinação do Ministério Público e convocou mais 12 aprovados em concurso público para integrarem o quadro de colaboradores da Casa. Considerando que a Câmara concedeu uma atualização salarial para todos os servidores, na ordem de 15%, referente ao período de dezembro de 2015 a junho de 2016, a folha de pagamento recebeu um impacto adicional considerável, obrigando a gestão a reduzir outros custos.

Para equilibrar as contas, a Casa de Leis passou a efetuar o atendimento ao público apenas no período matutino, reservando o vespertino para trabalhos internos e de cunho administrativo e jurídico, revelou o vereador. Com isso, caíram consideravelmente as despesas com água, luz, telefone, material de consumo, equipamentos e outros custos decorrentes da simples abertura das portas durante a tarde, explicou o parlamentar.

Outra iniciativa do presidente, que ocupa o cargo pela segunda vez e cumpre seu segundo mandato como vereador, foi adquirir novos computadores. "Havia equipamentos que estão aqui desde a primeira vez que fui presidente, há seis anos. Os novos computadores são de última geração e passaram a atender com maior rapidez e funcionalidade as ações que dependem dos setores administrativos e jurídicos da Casa", assinalou Puka.


"Agora, durante os 15 dias de recesso legislativo, o edifício da Câmara vai passar por uma pequena reforma, para trocar algumas calhas, reparar infiltrações e defeitos de acabamento e pintura, já que os dois prédios têm estrutura antiga e precisam de constante manutenção", apontou. Ele acrescentou que "a história e a cultura de Ponta Porã continuarão sendo resgatadas e valorizadas". Segundo o vereador, o painel que ilustra a fachada do prédio e que já é considerado um cartão de visitas da cidade, será restaurado pelo próprio autor, o artista plástico paraguaio Anísio Vera. Outro espaço, no interior da Câmara, será ocupado com uma foto do "Castelinho", que está sendo reformado. Já no plenário "Isaac Borges Capilé", um painel com o Hino de Ponta Porã, de autoria do professor que empresta o nome às galerias do Legislativo, vai oferecer a todos que frequentarem aquela sala de sessões a oportunidade de conhecer, aprender e cantar a composição musical.
Para o presidente da Câmara, "não basta apenas os estudantes conhecerem o nosso hino. Os adultos também precisam participar mais da valorização da nossa cultura e do exercício do patriotismo e da cidadania. Agora, em todas as solenidades, os convidados poderão cantar a plenos pulmões, já que a letra do hino estará bem nítida, para sempre, na parede do plenário".

PROCURADORIA

Daniel Valdez disse ainda ao Jornal da Praça que uma das principais mudanças no trabalho de apoio ao exercício da Legislatura, foi a transformação da Assessoria Jurídica em Procuradoria Jurídica, agora com uma banca de quatro advogados que orienta os vereadores na elaboração de projetos de leis, oferece dados técnicos importantes para analisar as proposituras encaminhadas pelo Executivo e dá sustentabilidade a cada parlamentar na discussão de questões legais que sejam do interesse da coletividade.

AÇÕES SOCIAIS
Antes mesmo de ter sido eleito vereador pela primeira vez, em 2008, Puka já mantinha a Escolinha de Futebol, que agrega jovens de famílias menos favorecidas, proporcionando atividades esportivas e educativas, e retirando das ruas possíveis vítimas das drogas e da violência.
Outra importante iniciativa criada também antes da vereança e mantida até hoje, é o Projeto Cegonha, que oferece às mães carentes orientações sociais, educacionais e psicológicas durante a gestação, apontando a importância do pré-natal e de outros cuidados que as jovens mães devem ter.

PMDB MAIS FORTE

Na opinião do presidente da Câmara, o grande interesse que o maior líder no Estado, do maior partido do País [o PMDB], o ex-governador André Puccinelli, tem demonstrado nas eleições municipais em Ponta Porã tem motivos específicos: o crescimento e o fortalecimento da legenda no município e as francas possibilidades de sua opção como terceira via levar a chapa majoritária, encabeçada pelo PMDB e enriquecida pelos partidos aliados à vitória das eleições de outubro próximo.

"Estamos ouvindo a população, estruturando nossas chapas [majoritária e proporcional] de forma coesa e com espaço para todos, para garantir um time de vereadores que trabalhe unido, para garantir a governabilidade do Executivo que, tenho certeza, será ocupado por um peemedebista", considerou o parlamentar, desafiando: "que venham os adversários!"

"Sou um soldado do partido e não tenho preguiça na hora de trabalhar. Vou ocupar a posição que for mais importante para o PMDB e seus aliados nessas eleições. É nessa hora que posso mostrar a minha força, minha garra e toda a disposição para exercer a verdadeira militância, sem me importar com chuva, sol, frio ou calor. Sou um militante da linha de frente e sou adepto à política de valorização das pessoas e não daquela que atende apenas interesses partidários fisiológicos", assegurou Puka, concluindo que "o PMDB vai liderar uma campanha limpa, com propostas claras e simplificadas e que sejam alvo das prioridades para a população, elegendo uma bancada forte e participativa na Câmara e um prefeito que esteja em sintonia com os pontaporanenses". (Edmondo Tazza – MTE/MS 1266)

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue

CONSUMIDOR

Comissão aprova verificação de idade na venda de produto proibido a menor em autoatendimento

SAÚDE

Anvisa lança painel para consulta de preços de medicamentos