quinta, 25 de abril de 2024
Política

Reinaldo se reúne com estatal chinesa que comandará operações de Jupiá e Ilha Solteira

28 junho 2016 - 12h14Por Fonte: noticias
O governador Reinaldo Azambuja recebeu na segunda-feira (27) a visita do presidente da China Three Gorges Brasil Energia Ltda (CTG), Yinsheng Li, e do vice-presidente da empresa no Brasil, João Meirelles, para conhecer mais sobre a estatal chinesa que assume o controle das usinas hidroelétricas de Jupiá e Ilha Solteira em 1º de julho. O encontro ocorreu na governadoria e contou com a participação do secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck.

Em novembro do ano passado o grupo conquistou a concessão para operação das usinas hidrelétricas de Jupiá e Ilha Solteira, sendo o maior investimento da CTG no Brasil. À época da assinatura do contrato de concessão com o Ministério de Minas e Energia, a empresa também confirmou o domicílio fiscal da UHE’s nos municípios sul-mato-grossenses de Três Lagoas e Selvíria, respectivamente. Com isso, Mato Grosso do Sul garante o ISS das operações e aos municípios os royalties pelos empreendimentos, sendo importante para a economia.

Durante a reunião, Reinaldo debateu parcerias entre a estatal chinesa e o Governo de Mato Grosso do Sul. "Ganhamos um grande empreendimento chines para os próximos 30 anos, com grande expectativa de geração de mais empregos para nossa gente e investimentos nas áreas social, ambiental e de saúde, uma grande contribuição para o desenvolvimento de MS", falou o governador. A estimativa é que sejam geradas 200 vagas de trabalho com as novas operações, 100 em cada usina. A prioridade na contratação será de mão de obra local.

O secretário Jaime Verruck destacou a importância do Estado para as atividades da empresa. "Somos um dos principais parceiros no Brasil". A CTG atua no mercado energético brasileiro há apenas dois anos. Ela é a maior geradora de energia hídrica do mundo, com cerca de 60 mil megawatts (MW) instalados em operação – o equivalente a quase metade de todo o sistema elétrico do Brasil -, 30 mil MW em construção, e tem faturamento da ordem de US$ 10,2 bilhões (cerca de R$ 36 bilhões). A Usina de Ilha Solteira tem capacidade instalada de 3,444 MW e a de Jupiá 1,551 MW.

Ainda durante o encontro, foram apresentados aos representantes da CTG pedidos de investimentos em energia fotovoltaica e em projetos de piscicultura e navegação nos lagos das usinas.

Sobre a CTG

Controlada pelo governo chinês, a CTG é a operadora de Três Gargantas (China), a maior hidrelétrica do mundo. Com a concessão das usinas de Jupiá e Ilha Solteira – antes controladas pela estatal paulista Cesp – a Three Gorges passa a ser um dos maiores agentes do mercado de geração também no Brasil, com uma potência instalada de 4.995 MW nas duas hidrelétricas. Ela está presente em dez estados brasileiros.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue