sexta, 19 de abril de 2024
Ponta Porã

Renegados Moto Clube entrega doação para o SAMU

30 março 2016 - 11h21Por Assessoria
A diretoria do Renegados Moto Clube entregou na terça-feira, dia 29, doações para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), de Ponta Porã. A entrega foi feita ao prefeito Ludimar Novais (PDT), que estava acompanhado do secretário municipal de Saúde, Imad Hazime e da equipe do SAMU.

Conforme o presidente do Renegados Moto Clube, João Carlos Bitencourt, que estava acompanhado de outros membros da diretoria, foram entregues um notebook, um aparelho GPS, uma mesa com tampão de mármore, um ar-condicionado de 17.500 BTUs, além de cinco pneus novos para a UTI Móvel usada pelo SAMU na prestação de socorro em Ponta Porã.

Durante a entrega, João Carlos destacou que o prefeito Ludimar Novais sempre foi um grande parceiro do Renegados Moto Clube. "Essa entrega é a retribuição por todo o apoio que o prefeito sempre nos deu nas realizações do nosso Moto Clube. Vamos continuar com esse trabalho de parceria e fazendo as doações não só para a saúde, mas para várias outras instituições municipais", destacou.

Ludimar agradeceu ao Renegados Moto Clube pelo apoio e ressaltou que as doações recebidas ajudam muito. "Sem dúvida que para nós são importantes, até porque para fazer aquisição muitas vezes de uma pequena peça é preciso todo um processo que o setor exige. Através dessas doações nos facilita em muito e contribui, sem dúvida, para o melhor desempenho do trabalho do nosso SAMU", disse.

HISTÓRICO

No dia 2 de abril de 2014, o prefeito Ludimar Novais colocou em funcionamento SAMU, em Ponta Porã. Ele construiu toda a estrutura necessária, inclusive com alojamento e cozinha para os servidores, com objetivo de manter o serviço disponível 24 horas por dia, no atendimento de ocorrências no perímetro urbano da cidade. Atualmente são atendidas cerca de 250 ocorrências por mês, o que representa cerca de 3 mil atendimentos por ano.

À época da inauguração, o médico Eduardo Antônio Silveira, coordenador geral da macrorregional Dourados (SAMU 192), que engloba Ponta Porã, falou sobre a importância do serviço e destacou o esforço do prefeito Ludimar para a implantação no município. "O SAMU surgiu em 1986 na França e chegou ao Brasil em 1996, mas foi implantado na região apenas no ano de 2003. As solicitações de socorro feitas pela população de Ponta Porã vão para uma central instalada em Dourados, que imediatamente aciona a equipe Bravo 5, de prontidão 24 horas por dia em Ponta Porã.

Todo o trabalho de socorro é prestado com orientação de um médico", disse.
"O SAMU em Ponta Porã representa um passo fundamental do prefeito Ludimar na melhoria do atendimento pré-hospitalar, o que com certeza representará salvação de muitas vidas", disse na oportunidade o médico Eduardo Antônio Silveira.

O que é SAMU 192?

É o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência!
Seu objetivo é chegar precocemente à vítima, a fim de minimizar os possíveis agravos decorridos da situação, e confortar a vitima ao seu possível sofrimento físico, mental e doloroso (seja de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras), que possa levar a sofrimento, à sequelas ou mesmo à morte, mediante o envio de ambulância com profissional de enfermagem e socorristas capacitados, acessado pelo número "192? e acionado pela Central de Regulação das urgências.

Coma funciona?

O socorro começa com a chamada gratuita, feita para o telefone 192. A ligação é dirigida para a Central do SAMU Regional Dourados e atendida por técnicos que identificam a emergência e transferem o telefonema para um médico regulador, que faz o diagnostico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações.

De acordo com a situação do paciente, o médico regulador realiza uma classificação de riscos, ele pode orientar a pessoa a procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência ou enviar a ambulância do SAMU com um profissional de Enfermagem e o motorista socorrista que são os profissionais capacitados para este fim.

Deixe seu Comentário

Leia Também

50+

Funtrab e rede supermercadista lançam 'Feirão da Empregabilidade' para contratação de profissionais

DETRAN-MS

Curso especial para condutores infratores ultrapassa 90% de aprovação

DESENVOLVIMENTO

Com R$ 3,2 bilhões, MS teve aumento de 227% nos investimentos públicos nos últimos três anos

TRAGÉDIA

Mãe e filho morrem e três ficam feridos em acidente no domingo de Páscoa