quinta, 28 de março de 2024
POLÍTICA

Reunião dos ministros de agricultura do Brics vai mostrar ao mundo a produção sustentável do país

21 agosto 2019 - 17h30Por Da Redação

O secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) participou nesta terça-feira (20.8), na Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul), da primeira reunião de alinhamento para a realização da 9ª reunião de Ministros de Agricultura do Brics, grupo de países integrado pelo Brasil, Índia, China, Rússia e África do Sul. O encontro está programado para os dias 25 e 26 de setembro no município de Bonito, no EcoSesi – Observatório Socioambiental.

De acordo com o titular da Semagro, a escolha de Bonito como sede do encontro dos ministros de Agricultura do Brics veio da ministra de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, por entender que a cidade é a ideal para mostrar ao mundo a produção sustentável brasileira.

“Nesse sentido, o EcoSesi Bonito carrega toda essa lógica de sustentabilidade, é sede do programa de sustentabilidade da Fiems, tem energia sustentável e toda uma questão de reserva legal. O conceito do EcoSesi é exatamente o conceito que nós queremos mostrar do Brasil lá fora, que possuímos uma capacidade de produzir de maneira sustentável, integrada e harmônica entre todos os atores do setor produtivo”, afirmou Jaime Verruck.

“O EcoSesi Bonito é um observatório socioambiental e foi concebido para ser um centro de informação e documentação da indústria de Mato Grosso do Sul no que diz respeito às boas práticas de gestão ambiental. Ou seja, o ambiente propício para mostrar ao mundo as práticas sustentáveis adotadas pela indústria do nosso Estado e do Brasil”, afirmou o superintendente do Sesi, Bergson Amarilla.

De acordo com o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SCRI/Mapa), embaixador Orlando Leite Ribeiro, o EcoSesi Bonito está alinhado com o tema da reunião deste ano, que é “Promoção da Inovação e Ações para o Desenvolvimento de Novas Soluções para Sistemas de Produção de Alimentos”.

Reunião do Brics

Formado pelos cinco países, Brics é atualmente presidido pelo Brasil, o que nos coloca como responsáveis por coordenar as atividades, apresentar iniciativas de cooperação e organizar os encontros anuais. Essa é a segunda vez que o encontro da cúpula será realizado no País, desde que os países começaram a se reunir, em 2009.

O grupo busca novas áreas de cooperação, sempre tendo presente a necessidade de obter benefícios palpáveis para as cinco nações. Para o Brasil, as áreas de saúde, ciência, tecnologia e inovação, economia digital e cooperação no combate ao crime transnacional são apontadas como prioritárias.

Em Bonito, será discutida uma proposta com 27 parágrafos, tratando de diversos temas, como a inovação e o princípio científico – que é a oposição do princípio da precaução. A expectativa é que o encontro de setembro sirva para que se dedique um pouco mais de tempo às questões bilaterais, já que os países reunidos têm realidades muito heterogêneas.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FRONTEIRA

Traficante foragido é preso e polícia apreende 784kg de maconha em Ponta Porã

DETRAN

Condutores que possuem CNH categorias C, D e E tem até 31 de março para renovar exame toxicológico

PROCON

Procon e Delegacia do Consumidor capacitam equipes para atuar contra a pirataria em MS

ECONOMIA

Empregos com carteira assinada batem recorde, segundo IBGE