Menu
Busca quarta, 02 de dezembro de 2020
TEMPO

Sábado com pancadas de chuva e máxima de 32°C para Mato Grosso do Sul

24 outubro 2020 - 08h00Por Portal do MS

O fim de semana chega com a expectativa de dias chuvosos para Mato Grosso do Sul. Porém para este sábado (24) a chuva ocorre em pontos isolados e as temperaturas não passam dos 32°C.

O Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) estima que o dia terá condições de céu parcialmente nublado a nublado com possibilidade para pancadas de chuvas em todas as regiões. Chuva de fraca a moderada nos setores sul, central, norte e bolsão.

A umidade relativa do ar fica elevada ao longo do dia com variação entre 50% a 95%. Vento fraco a moderado com possibilidade de rajadas. As temperaturas poderão variar entre de 18°C a 32 °C e na Capital a variação está estimada em 19 °C a 24°C.

A coordenadora do Cemtec, Franciane Rodrigues alerta para o risco de evento adverso. “Um cavado em 500 hPa e em 250 hPa, juntamente com a convergência de massa em baixos níveis contribuirão para pancadas de chuva forte no Sudeste e no Centro-Oeste no fim de semana. Logo, espera-se céu parcialmente nublado a nublado com potencial de chuva em todas as regiões de Mato Grosso do Sul”.

Embora dentro do esperado para o mês, as chuvas de outubro continuam com potencial para raios, granizo, chuvas intensas e ventos fortes em pontos isolados.

Como fica o tempo nos próximos dias?
Tendência de precipitação emitida pelo Cemtec indica que nos últimos dias do mês de outubro as chuvas continuam a ocorrer em todas as áreas do Estado. Os acumulados poderão ser mais altos e mais intensos nos dias nos dias 26, 27, 29 e 30 de outubro, especialmente as regiões sudoeste, sul, central e bolsão. O volume de chuva estimado para essas áreas varia entre 80 a 100 milímetros. Já nas regiões norte e pantaneira são esperadas acumulados entre 40 a 70 milímetros.
Já no mês de novembro, pelo menos até o dia 7 a expectativa de chuva é baixa e os modelos meteorológicos indicam volume máximo de 05 milímetros em pontos isolados. Nestes dias as condições esperadas são de tempo firme, queda na umidade relativa do ar e gradativa elevação de temperatura, especialmente sobre as regiões pantaneira, norte e central. As chuvas devem retornar a partir do dia 8 de novembro.

A orientação para esse período é que a população tenha atenção redobrada às possíveis condições adversas que podem ocorrer como chuvas intensas, ventos fortes, raios e granizo. Entre os cuidados estão não estacionar embaixo de árvores, placas de propaganda e torres de transmissão, pois há risco de queda; Não subir nos telhados após a chuva, não enfrentar pontos de alagamentos ou enxurradas, procurar rotas alternativas; se estiver no trânsito, buscar abrigo em local seguro para esperar a chuva passar, caso não seja possível  dirija devagar, acenda o farol baixo e mantenha distância de veículos a sua frente; não ficar em pontos altos como morros ou topos de prédios e não se abrigar embaixo de estruturas metálicas.

Deixe seu Comentário

Leia Também

COTAÇÃO
Dólar fecha em alta nesta quarta após forte queda na terça
SAÚDE
Anvisa define requisitos para pedido de uso emergencial de vacina da Covid-19
Um dos critérios é que a vacina precisa estar em estudos clínicos de fase 3 - última etapa de testes - no Brasil
MAIS UMA CONDENAÇÃO
Chefe do tráfico na fronteira, Galã é condenado a 8 anos de prisão por lavagem de dinheiro em MS
ECONOMIA
Venda de veículos automotores aumenta 0,45% de outubro para novembro