quinta, 28 de março de 2024
Ponta Porã

Saúde intensifica combate ao Zika, dengue e ao chikungunya em Ponta Porã

02 dezembro 2015 - 07h30Por Assessoria


A Prefeitura de Ponta Porã, através da Secretaria Municipal de Saúde, vigilância em Saúde, coordenadoria do setor de vetores e endemias, vigilância sanitária, vigilância epidemiológica, vigilância da saúde do trabalhador, vigilância ambiental, atenção básica da saúde e o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) está realizando uma verdadeira força-tarefa para intensificar o combate aos criadouros e ao mosquito “aedes aegypti”, transmissor de doenças como a dengue, o zika vírus e a febre chikungunya.

Conforme o secretário municipal de Saúde, Imad Ahmad Hazime, a ação de combate está ocorrendo no centro e em todos os bairros da cidade, com a distribuição de panfletos ilustrativos e a realização de palestras de orientação, prevenção e conscientização em empresas com grande concentração de funcionários.

Já o coordenador do setor de controle de endemias e vetores, Edilson Melgarejo, disse que o objetivo do trabalho é levar através de palestras nas empresas e para a comunidade, orientações sobre a prevenção e conscientização da importância de combater o mosquito aedes agypti, transmissor da dengue e também do vírus zika, além de provocar a febre chikungunya.

“Estamos explicando para as pessoas que para evitar o zika e a febre chikungunya precisamos adotar os mesmos procedimentos que temos para evitar a dengue. Os agentes de controle de endemias e vetores estão atuando diariamente em todos os bairros e centro da cidade, como forma de conscientizar as pessoas. Também estamos preparando ações conjuntas com o Paraguai, através do Comitê Bi-nacional, para que possamos atacar dos dois lados da fronteira”, destacou.

Já a gerente de vigilância em saúde, Marina Derzi, disse que o prefeito Ludimar Novais tem dado total apoio para que sejam desenvolvidas campanhas de conscientização no município. “O prefeito tem nos dado um suporte muito bom, assegurando a estrutura necessária para que nós possamos desenvolver essa força-tarefa de combate ao mosquito transmissor. As ações visam principalmente acabar com os criadouros, evitando dessa forma a proliferação da doença. Também vamos desenvolver em conjunto com a Secretaria Municipal de
Obras e Urbanismo um dia de limpeza de quintais. Os moradores vão colocar lixos que estejam nos quintais na frente dos imóveis e um caminhão passará recolhendo. A data para esse trabalho ainda não foi definida”, disse.

Conhecendo o Zika

O vírus Zika é transmitido especialmente por mosquitos infectados, principalmente o mosquito aedes aegypti, que transmite a dengue. A maioria das pessoas não tem sintomas, mas quando surgem são principalmente erupções na pele, olhos vermelhos e dores no corpo. Eles desaparecem em até uma semana, em geral.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FRONTEIRA

Traficante foragido é preso e polícia apreende 784kg de maconha em Ponta Porã

DETRAN

Condutores que possuem CNH categorias C, D e E tem até 31 de março para renovar exame toxicológico

PROCON

Procon e Delegacia do Consumidor capacitam equipes para atuar contra a pirataria em MS

ECONOMIA

Empregos com carteira assinada batem recorde, segundo IBGE