sexta, 29 de março de 2024
Ponta Porã

Saúde quer vacinar 17 mil contra gripe em Ponta Porã

Saúde quer vacinar 17 mil contra gripe em Ponta Porã

29 abril 2016 - 07h30Por Assessoria
A Secretaria Municipal de Saúde participa neste sábado da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, neste sábado, dia 30 de abril. A meta é vacinar 17 mil pessoas em Ponta Porã, todas pertencentes aos grupos considerados prioritários pelo Ministério da Saúde.

De acordo com o coordenador do setor de imunização, Robson Pedroso, a determinação da Secretaria Municipal de Saúde é para disponibilização das doses da vacina contra a gripe em todos os postos da rede básica de saúde de Ponta Porã.

Também serão montados postos de vacinação na Praça Lício Borralho, centro da cidade, e no Parque dos Ervais. Em todas as unidades de saúde na Praça o horário de atendimento será das 8h às 17h, apenas no Parque dos Ervais a vacinação terá início às 14h com encerramento previsto para as 19h.

Os grupos considerados prioritários são os formados idosos a partir dos 60 anos; gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto); trabalhadores da área da saúde, crianças com idade seis meses a quatro anos completos e portadores de doenças crônicas (com receita médica).

Também neste sábado serão disponibilizadas vacinas na sede do distrito de Nova Itamarati e no distrito de Sanga Puitã, também no horário das 8h às 17h. Em Cabeceira do Apa, a vacinação ocorre nesta sexta-feira, dia 29. O coordenador disse que as pessoas que não tomarem a vacina neste sábado no Dia D, poderão procurar as unidades básicas de saúde até o dia 20 de maio.

A Influenza – ou gripe, como é popularmente conhecida – é transmitida por meio das vias respiratórias e seus efeitos duram, em média, uma semana. Os principais sintomas do vírus H1N1, especificamente, são febre acima de 37,8ºC (mais acentuada em crianças), infecção aguda das vias aéreas, calafrios, mal-estar, cefaleia, dores no corpo, garganta e articulações, prostração, coriza e tosse seca. Em alguns casos é possível a ocorrência de vômito, diarréia, fadiga e rouquidão.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FRONTEIRA

Traficante foragido é preso e polícia apreende 784kg de maconha em Ponta Porã

DETRAN

Condutores que possuem CNH categorias C, D e E tem até 31 de março para renovar exame toxicológico

PROCON

Procon e Delegacia do Consumidor capacitam equipes para atuar contra a pirataria em MS

ECONOMIA

Empregos com carteira assinada batem recorde, segundo IBGE