Menu
Busca quarta, 23 de setembro de 2020

Sebrae realiza em Ponta Porã palestras gratuitas sobre negócios para brasileiros e paraguaios

08 novembro 2011 - 12h10
Divulgação (TP)

Nesta semana, o Sebrae promove na cidade de Ponta Porã três palestras direcionadas a empreendedores brasileiros e paraguaios. “Administração competitiva”, “Vendendo para empresas públicas” e “Inovação como estratégia competitiva da micro e pequena empresa” são os temas ministrados entre os dias 8 e 10 de novembro, na Associação Comercial e Empresarial (ACEPP).

Na palestra ‘Administração competitiva’, que acontece dia 8, a partir das 19 horas, o participante tem informações sobre a gestão empresarial, com foco na competitividade. São abordadas as funções administrativas e seus instrumentos no planejamento da empresa, controles básicos para tomada de decisões gerenciais, apuração do resultado líquido e racionalização.

“O objetivo é sensibilizar o empresário, quanto ao planejamento, organização e controle de seus negócios”, afirma a palestrante Cláudia Fernandes, graduada em administração de empresas.

No dia 9, quinta-feira, o consultor Paulo do Valle apresenta mecanismos para a pequena empresa fazer negócio com empresas públicas. “A intenção é informá-las sobre licitações e os tramites legais para este tipo de negociação. E também mostrar as vantagens que a Lei Complementar 123 (Super Simples) trouxe para a microempresa e empresa de pequeno porte”, enfatiza.

Finalizando a programação, na sexta-feira, dia 10, acontece a palestra “Inovação como estratégia competitiva da micro e pequenas empresas”, ministrada por Roberti André da Silva, mestre em desenvolvimento local. “É fundamental ressaltar a importância e os impactos da implementação de uma cultura de inovação”, explica da Silva.

Este ciclo de palestras é uma ação do projeto MS sem Fronteiras, iniciativa do Sebrae/MS que envolve as cidades de Ponta Porã, Corumbá e Ladário, no Brasil; Pedro Juan Caballero, no Paraguai e Puerto Suarez e Puerto Quijarro, na Bolívia. O projeto visa apoiar o desenvolvimento das micro e pequenas empresas instaladas nestas regiões e contribuir para a expansão das relações comerciais.

Serviço

Direcionado a empreendedores brasileiros e paraguaios e demais interessados, o ciclo de palestras acontece na Associação Comercial e Empresarial de Ponta Porã, entre os dias 8 e 10, a partir das 19 horas. Não há custo para participação. Vagas limitadas. Reservas pelo telefone (67) 3929 – 6120.

Deixe seu Comentário

Leia Também

JUSTIÇA
STF mantém obrigação de locadoras terem cota de veículos adaptados
Norma era questionada pela Confederação Nacional dos Transportes
NOTÍCIAS
Criança sob guarda deve receber mesmo tratamento que filho em plano de saúde
MEIO AMBIENTE
Números de multas e de focos de queimadas no MS já superam 2019
POLÍTICA
Brasil é vítima de desinformação sobre meio ambiente, diz Bolsonaro