sexta, 29 de março de 2024
MS

Secretaria de Direitos Humanos firma parceria para beneficiar migrantes em MS

15 julho 2016 - 21h20Por Fonte: noticias
Buscando regularizar, apoiar e dar mais qualidade de vida para migrantes que desembarcam em Mato Grosso do Sul e que estejam com pendências de documentação, como por exemplo a certidão consular e a validação do passaporte, a Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), por meio de parceria com a embaixada do Haiti e o Ministério Público de Mato Grosso do Sul, disponibiliza serviço de orientação e envio de documentos que irá auxiliar esses migrantes.

O serviço que é oferecido na Casa da Cidadania – rua Cândido Mariano, 713, na Capital, das 13h às 17h30, desde o último dia 07, já atendeu mais de 25 pessoas.

Uma estimativa informal da embaixada do Haiti revela que mais de 1 mil haitianos vivem em Mato Grosso do Sul e necessitam de documentação. Para a secretária de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho , Elisa Cleia Nobre, essa é uma maneira de regularizar a situação e inclui-los, devidamente, na sociedade brasileira. "São pessoas que chegam ao nosso estado em busca de oportunidades e crescimento. Nosso papel é apoiá-los e darmos condições para que vivam bem e contribuam para o crescimento de Mato Grosso do Sul, respeitando assim as normativas dos Direitos Humanos", declara.

Migrantes de outras nacionalidades também podem buscar o serviço na Casa da Cidadania, como explica a técnica da Superintendência de Direitos Humanos, Rosangela Rodrigues. "Inicialmente essa parceria atende haitianos devido à parceria firmada, mas outros migrantes, que necessitam de orientação, também podem nos procurar", diz.

Especificamente para os haitianos o prazo de solicitação de documentos, que será coordenado e enviados gratuitamente pela Sedhast para a embaixada do Haiti em Brasília (DF), vai até 31 de agosto. O atendimento também será itinerante e deve chegar a Itaquiraí, distante 404 quilômetros da Capital, no próximo mês. A entrega dos documentos deve acontecer no mês de novembro.

A Casa da Cidadania (CASC), ligada à Sedhast, está localizada rua Cândido Mariano, 713, em Campo Grande. Mais informações sobre essa ação podem ser obtidas por meio do telefone (67) 3382 9788.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FRONTEIRA

Traficante foragido é preso e polícia apreende 784kg de maconha em Ponta Porã

DETRAN

Condutores que possuem CNH categorias C, D e E tem até 31 de março para renovar exame toxicológico

PROCON

Procon e Delegacia do Consumidor capacitam equipes para atuar contra a pirataria em MS

ECONOMIA

Empregos com carteira assinada batem recorde, segundo IBGE