quinta, 25 de abril de 2024
Luto

Sepultamento de Dom Redovino será no final desta segunda

Sepultamento de Dom Redovino será no final desta segunda

07 novembro 2016 - 11h00Por Douradosnews
O bispo emérito da Diocese local, Dom Redovino Rizzardo, que faleceu na tarde de domingo (06), após três anos lutar contra um câncer de próstata que depois se espalhou pelo corpo, será sepultado na tarde desta segunda-feira (07), no cemitério Santo Antônio de Pádua em Dourados.

De acordo com o padre Crispim Guimarães, o sepultamento acontece logo após uma missa Dom Dimas Lara Barbosa, Arcebispo Metropolitano de Campo Grande, com celebração em que é realizada a encomendação do corpo.

"Acontece as missas as cada duas horas e no intervalo tem as orações. A previsão é que o sepultamento aconteça após a missa das 16h, que será presidida por Dom Dimas Lara Barbosa, Arcebispo Metropolitano de Campo, o horário ao certo é difícil dizer, já que tem a celebração em que é realizada a encomendação do corpo", disse o padre Crispim.

Ele disse ainda que são aguardados familiares do bispo emérito, entre eles os irmãos e cunhadas assim como primo, amigos e bispos da região também são aguardados. A previsão é que eles cheguem a Dourados para no início da tarde.

Crispim disse ainda que o próprio Dom Redovino que pediu para ser enterrado em Dourados.

"É um desejo dele de ser sepultado aqui na cidade em que morou por muitos anos. A princípio ele será enterrado no cemitério Santo Antônio, mas depois que forem definidas as questões de documentação e legislação, os restos mortais dele será trazido para a capela aqui da catedral Imaculada Conceição", acrescentou o padre.

Rizzardo faleceu na tarde de ontem (06), no Hospital do Coração, onde estava internado há alguns dias, por conta da doença. O velório acontece na catedral Imaculada Conceição, localizada praça Antônio João, na avenida Marcelino Pires no centro de Dourados.

Trajetória de Dom Reduvino

Natural da cidade de Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, o bispo vem de uma família de quatro irmãos, em que ele é o mais velho. Dom Redovino começou a caminhada vocacional na terra natal, no seminário do Guaporé, terminado os estudos em São Paulo fazendo filosofia e teologia.

Foi ordenado padre em 1967 e assim trabalhou a maior parte do tempo na formação de futuros padres, em paróquias e também em Roma. Ele também foi responsável por cursos de formação na congregação que atuava.

No fim antes de ser bispo, por seis anos fui nomeado superior de uma parte da minha congregação, no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e uma região do Paraguai.

Em janeiro de 2001, foi nomeado, como bispo de Dourados até 2015, quando completou 75 anos momento em que por normas da igreja católica, os bispos colocam o cargo à disposição e assim foi ordenado o para o cargo Dom Henrique Aparecido de Lima, ordenado em janeiro deste ano.

Veja a programação do funeral

10h -Missa Presidida por Pe. Otair, Vigário Geral da Diocese de Dourados

11h – 11h45 Oração com o Caminho Neocatecumenal

12h- Missa Presidido por Dom Henrique Aparecido, Bispo Diocesano de Dourados

13h ás 13h45 Oração com as Religiosas

14h- Missa Presidida por Pe. Marcos, Coordenador de Pastoral da Diocese de Dourados

15h ás 15h30 Oração com o Movimento dos Focolares

16h – Missa de encomendação, Presidida por Dom Dimas Lara Barbosa, Arcebispo Metropolitano de Campo. Em seguida sepultamento.

Deixe seu Comentário

Leia Também

GERAL

Apenas 3% dos países terão taxa de fertilidade suficiente até 2100

GERAL

Pampa é o bioma brasileiro menos protegido por unidades de conservação

SAÚDE

Quedas levaram mais de 33 mil crianças ao SUS em 2023

LEVANTAMENTO

Acidentes de trabalho geraram R$ 387 mi em gastos previdenciários em Mato Grosso do Sul