quinta, 25 de abril de 2024
TEMPO

Sexta-feira de calor intenso em boa parte de Mato Grosso do Sul

18 setembro 2020 - 08h00Por Portal do MS

Há dias Mato Grosso do Sul vive dias de bastante calor e baixa umidade relativa do ar. Essas condições devem se manter ao longo do fim de semana no Estado. A previsão indica tempo firme para esta sexta-feira (18). 

Céu claro a parcialmente nublado em todas as regiões e baixa expectativa de chuva, segundo o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec).

O sul-mato-grossense terá mais um dia de tempo seco. A umidade relativa do ar segue em estado de alerta, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), com o índice podendo variar entre 75% a 15%. Noroeste, norte, central e bolsão são as regiões mais afetadas pela secura. 

O vento fica fraco a moderado em todas as áreas do Estado. As temperaturas continuam elevadas e devem registrar uma grande amplitude térmica. A mínima será de 16°C e a máxima prevista é de 40°C. Para a Capital essa variação está estimada em 21°C a 35 °C. Confira no mapa como fica o tempo em algumas cidades do Estado. 

Chuva

Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) referentes a primeira quinzena de setembro indicam que Mato Grosso do Sul está com volume de chuva abaixo da média histórica para o período. As últimas chuvas aconteceram de forma expressiva e concentradas no período de 13 a 22 de agosto, ou seja, desde o dia 23 de agosto até agora o Estado não registrou chuva significativa.

Análise do Cemtec aos modelos de previsão numérica indica  o retorno gradativo da chuva no período de 16 a 24 de setembro. “Um cavado na média troposfera reforçará a instabilidade no sábado (19) que poderá atingir o sul e sudoeste de MS com chance para pancadas de chuvas”.

Prognóstico indica que no domingo (20), com o avanço deste cavado de onda curta e o alinhamento dos ventos em baixos níveis, a instabilidade também deve se alinhar entre MS e centro-sul de MT, trazendo pouca chuva, mas já provocando uma mudança significativa do clima dessas áreas que vêm sofrendo com os efeitos do tempo mais seco. 

Na segunda-feira (21) haverá aumento de nebulosidade, e pancadas de chuva podem ocorrer de forma isolada, e na terça-feira (22) as chuvas se espalham para todas as áreas de Mato Grosso do Sul. A chuva esperada para o período é ilustrada no mapa pela coloração azul, que representa pancadas de chuva de fraca intensidade com acumulados de até 10 milímetros para o período. 

O período de 24 de setembro a 02 de outubro deve ter volumes mais significativos. O período de 28 de setembro a 01 de outubro terá aumento das áreas de instabilidades e chuva em maior intensidade no Estado. As regiões pantaneira, central e leste poderão ter os maiores acumulados que podem chegar até 50 milímetros, com chuva de fraca a moderada intensidade. 

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue