quinta, 25 de abril de 2024

SPE desenvolve ações nas escolas Ramiro Noronha e Joaquim Murtinho

SPE desenvolve ações nas escolas Ramiro Noronha e Joaquim Murtinho

01 junho 2012 - 14h39
Divulgação (TP)

No dia 18 de maio foi o “Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes” e o Grupo Gestor Municipal do Projeto SPE (Saúde e Prevenção na Escola) organizou uma palestra com os alunos da Escola Estadual Joaquim Murtinho e da Escola Municipal Ramiro Noronha, realizada pela coordenadora do CREAS (Centro de Referência Especializada da Assistência Social) - Cremilde Magalhães juntamente com os educadores sociais Marizete Fraga e Keke Rosberg Leandro, para orientar e alertar sobre as formas de Violência Sexual existentes.

Na Escola Joaquim Murtinho, a ação foi realizada com alunos dos 8º e 9º anos, no período matutino. Na ocasião, a diretora Nilva Maria Tolentino abriu as atividades alertando aos alunos da importância de conhecerem as formas de abuso sexual existente e quais as medidas a serem tomadas para denunciar esse tipo de situação.

No período vespertino, a ação foi realizada na Escola Municipal Ramiro Noronha, com alunos dos 7º anos do ensino fundamental. A diretora Ana Cristina Espíndola fez uma breve fala sobre a importância da palestra que os alunos iriam assistir e agradeceu aos responsáveis pela execução do projeto, solicitando a possibilidade de realização da mesma no período matutino.

A palestra abordou, de forma clara e simples, através de um vídeo com depoimentos, as formas de abuso, os possíveis abusadores e seu perfil. Ao final, Cremilde falou sobre a importância da denúncia e citou os telefones utilizados para realizá-las: o disque 100, 190 (Polícia Militar), 3431-7423 (Conselho Tutelar) 0800-647-4040 e 3431-7976 (CREAS).

De acordo com os responsáveis pelo projeto SPE, Udson Nilba e Cintia Faiele Hensel, a ação foi muito produtiva, havendo uma grande participação dos alunos, diretora, coordenadoras, funcionários, professores da escola e a representante da Secretaria Municipal de Educação, Klaide Elaine de A. Souza.

Esta foi a terceira ação desenvolvida pelo SPE, uma parceria dos profissionais da Saúde e Educação, com participação de importantes segmentos da sociedade local.

Deixe seu Comentário

Leia Também

GERAL

Apenas 3% dos países terão taxa de fertilidade suficiente até 2100

GERAL

Pampa é o bioma brasileiro menos protegido por unidades de conservação

SAÚDE

Quedas levaram mais de 33 mil crianças ao SUS em 2023

LEVANTAMENTO

Acidentes de trabalho geraram R$ 387 mi em gastos previdenciários em Mato Grosso do Sul