Menu
Busca quarta, 21 de outubro de 2020
UEMS

UEMS/Ponta Porã: alunos do Mestrado visitam parque histórico no Paraguai

17 junho 2016 - 12h16Por Assessoria
Conhecer o potencial turístico através da exploração de locais históricos existentes na fronteira do Brasil e Paraguai foi o principal objetivo de uma visita técnica efetuada por um grupo de acadêmicos do Mestrado em Desenvolvimento Regional e Sistemas de Produção da UEMS de Ponta Porã.

A viagem técnica foi coordenada pelas profª. Doutoras Viviane Scalon Fachin e Célia Foster e ocorreu esta semana. Na oportunidade, o grupo de 8 mestrandos puderam conhecer diversas atrações turísticas entre as quais o Parque Nacional de Cerro Corá.

Os alunos também visitaram outros atrativos turísticos e históricos da fronteira ,como o Museu da Erva-Mate, o Parque da Laguna Punta Porã, em Pedro Juan Caballero, além da Feira Livre da cidade.

A atividade de campo abordou a história cultural fronteiriça e durou o dia inteiro. As disciplinas organizadoras do programa de Mestrado da Unidade de Ponta Porã foram Cultura Sociedade e Economia, e Seminários II – das professoras Célia Foster e Viviane Fachin, respectivamente.

Parque de Cerro Corá

O Parque Nacional de Cerro Corá é uma reserva ambiental localizada a 35 quilômetros de Ponta Porã, dentro do território paraguaio. Ali ocorreu a última batalha da Guerra do Paraguai, no dia 1° de março de 1870, pondo fim ao maior conflito armado da história da América do Sul.

No local, forças do Exército Brasileiro se confrontaram com a guarda do Marechal Solano Lopez, governante paraguaio na época.

Hoje, atrai turistas de diversas partes do mundo que buscam conhecer parte da História do país vizinho e da formação da fronteira bem como informações sobre os recursos ambientais da região. A visita técnica permitiu que os alunos pudessem efetuar um trabalho de pesquisa de campo. Eles estavam acompanhados pelo professor Aparecido Lazaro Justiniano, dono da agência de turismo Passeio, de Dourados.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE
ANS: 59% das queixas sobre covid-19 são para exames e tratamentos
REGIÃO
Polícia Militar Ambiental de Aquidauana flagra e autua infrator por incêndio em resíduos domésticos em terreno baldio
NAVIRAÍ
Boca de fumo é descoberta e um adolescente e dois homens são detidos pela Polícia Civil
CRIME AMBIENTAL
Gerente de fazenda é autuado em R$ 5 mil por construção de ponte em estrada degradando áreas protegidas de córrego