quinta, 25 de abril de 2024
Do Estado

UEMS pretende implantar primeiro curso gratuito de Serviço Social

06 julho 2017 - 11h29


Já em sua terceira reunião desde que foi relançada, no final do ano passado, a Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Social já começa a registrar importantes avanços.

O encontro, realizado na tarde desta quarta-feira (5) na Sala da Presidência da Assembleia Legislativa, teve em um de seus pontos altos o compromisso verbal do reitor da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, Fábio Edir, de empenho na implantação, à partir de 2019, daquele que deve ser o primeiro curso superior de Serviço Social em universidades públicas no Mato Grosso do Sul.

A palavra do reitor foi empenhada diante do coordenador da Frente, deputado João Grandão (PT/MS), representantes do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS/MS), da Secretaria do Estado de Direitos Humanos e Assistência Social e Trabalho (SEDHAST) e de diversos outros fóruns e conselhos do setor.

"A vocação social sempre foi uma das principais bandeiras da UEMS. Por isso, assumo esse compromisso diante de vocês de criar uma comissão para estudar a viabilidade técnica e econômica para a implantação do curso de Serviço Social. Traremos uma proposta para a LOA (Lei Orçamentária Anual) nesta Casa até o final deste ano e à partir daí teremos doze meses para estruturar o curso e oferecê-lo na UEMS à partir de 2019. Para isso contamos com as parcerias com a prefeitura, o Governo do Estado, o Legislativo e todas as entidades cadastradas no SUAS (Sistema Único de Assistência Social)", disse o reitor.

O deputado João Grandão destacou que essa é uma das reivindicações debatidas pela Frente, celebrou o compromisso e propôs a criação de um Grupo de Trabalho afim de debater e acompanhar o andamento das ações junto à UEMS, sugestão prontamente aceita por todos os presentes. A equipe contará com um integrante da Frente, um da universidade e mais cinco representantes das entidades.

"Faremos toda a articulação política necessária para viabilizar isso. Em todas as nossas reuniões de trabalho colocaremos esse assunto em pauta para debatermos em que pé estão os encaminhamentos e o que ainda precisa ser feito para a implantação deste que será o primeiro curso de Serviço Social em uma universidade pública no Estado", disse o deputado.

O presidente do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS/MS), Huilson Pasqualli, ressaltou que todos saem ganhando. "Esse pleito é extremamente importante para todos nós, de trazer o curso para a universidade estadual, é uma necessidade", disse.

"Isso não só representa a inclusão dos futuros acadêmicos que não teriam condições de pagar por um curso universitário como também um ganho para as políticas públicas do nosso Estado porque a produção acadêmica desenvolve e aperfeiçoa essas políticas públicas", acrescentou a professora universitária e ex-secretária de Assistência Social do Estado, Eloísa Castro Berro.

Além de Huilson Pasqualli e Eloísa Castro e Berro também se fizeram presentes o deputado estadual Onevan de Matos e representantes de diversas instituições do setor, como Juliana Carvalho Funes, da Secretaria do Estado de Direitos Humanos e Assistência Social e Trabalho (SEDHAST); Patrícia Souza, do Conselho Regional de Serviço Social; Gisele Saddi Janus, do Conselho Estadual de Assistência Social;; Silvan Cardoso de Azevedo, do Conselho Estadual da Pessoa Portadora de Deficiência de MS; Sueli Gomes dos Santos, do Fórum de Assistência Social de Campo Grande; Márcia Rolon, do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente do município de Corumbá; o professor Ruberval Franco Maciel, assessor de Relações Internacionais e Mobilidade Acadêmica da UEMS, além de representantes dos mandatos dos deputados Pedro Kemp, Antonieta Amorim e Renato Câmara, que também fazem parte da Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Social. Ao todo, 16 deputados estaduais integram a Frente.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue