Menu
Busca quarta, 23 de setembro de 2020
Educação

UEMS promove exposição de quadrinhos em homenagem a Manoel de Barros

03 novembro 2015 - 12h41Por Fonte: noticias
De quarta (04) a sexta-feira (06) acontece na unidade de Campo Grande da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) uma amostra que mistura os quadrinhos e a magia das palavras de Manoel de Barros.

Segundo o coordenador do NupeQ (Núcleo de pesquisa em quadrinhos da UEMS), Nataniel dos Santos, a exposição é uma oportunidade para “divulgar a interface dos quadrinhos com a literatura e outras artes”. Parceria entre o NupeQ e o coletivo de desenhistas Bigorna Ilustrada, a amostra reúne o trabalho de 15 desenhistas e 52 páginas de histórias.

“O projeto surgiu em um dos encontros semanais do coletivo. Nós estávamos fazendo um exercício de narrativa, quando veio a ideia de interpretar o trabalho de Manoel de Barros”, relembra um dos organizadores da exposição, Wanick Correa.

A sugestão de Wanick era que cada desenhista escolhesse um poema do poeta e o interpretasse na forma de quadrinhos. “Cada integrante escolheu sua poesia favorita e o modo como adaptá-la. No meu caso, selecionei o poema ‘De Passarinhos’ e interpretei o texto a partir das referências gráficas que utilizei no meu livro de quadrinhos. Assim, ambientei o cenário do meu livro e os personagens na interpretação do poema”, explica.

Já Anderson Barbosa optou pelo poema o “Retrato do Artista Quando Artista”. Para interpretá-lo, ele resolveu criar a história, em cima de uma tirinha que ele já desenvolvia. “Eu já tinha um personagem, um rato que sonha em ser viking. Resolvi trabalhar a história com ele, numa estrutura meta linguística com algumas quebras de quarta parede. Então, enquanto ele vive uma pequena aventura, está falando com o leitor. E tudo isso acontece tendo como pano de fundo a poesia de Manoel de Barros”, explica Anderson.

O interessante nesse diálogo entre poesia e quadrinhos são as inúmeras possibilidades que os desenhistas constroem para recriar a magia das palavras.

Serviço: A exposição acontece na Rua Marcelo Roberto, 2, Conjunto José Abraão, saída para Rochedo. A entrada é gratuita.

Deixe seu Comentário

Leia Também

MEIO AMBIENTE
Infratora é autuada em R$ 56 mil por incêndio em madeira que se alastrou para pastagem
COMBUSTÍVEIS
ANP realiza mais de 7,4 mil fiscalizações no semestre
POLÍCIA
Carreta com 50 mil pacotes de cigarros foi apreendida pelo DOF em Aral Moreira durante a Operação Hórus
ECONOMIA
Contas externas têm saldo positivo de US$ 3,7 bilhões