sexta, 19 de abril de 2024
Educação

UEMS promove exposição de quadrinhos em homenagem a Manoel de Barros

03 novembro 2015 - 12h41Por Fonte: noticias
De quarta (04) a sexta-feira (06) acontece na unidade de Campo Grande da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) uma amostra que mistura os quadrinhos e a magia das palavras de Manoel de Barros.

Segundo o coordenador do NupeQ (Núcleo de pesquisa em quadrinhos da UEMS), Nataniel dos Santos, a exposição é uma oportunidade para “divulgar a interface dos quadrinhos com a literatura e outras artes”. Parceria entre o NupeQ e o coletivo de desenhistas Bigorna Ilustrada, a amostra reúne o trabalho de 15 desenhistas e 52 páginas de histórias.

“O projeto surgiu em um dos encontros semanais do coletivo. Nós estávamos fazendo um exercício de narrativa, quando veio a ideia de interpretar o trabalho de Manoel de Barros”, relembra um dos organizadores da exposição, Wanick Correa.

A sugestão de Wanick era que cada desenhista escolhesse um poema do poeta e o interpretasse na forma de quadrinhos. “Cada integrante escolheu sua poesia favorita e o modo como adaptá-la. No meu caso, selecionei o poema ‘De Passarinhos’ e interpretei o texto a partir das referências gráficas que utilizei no meu livro de quadrinhos. Assim, ambientei o cenário do meu livro e os personagens na interpretação do poema”, explica.

Já Anderson Barbosa optou pelo poema o “Retrato do Artista Quando Artista”. Para interpretá-lo, ele resolveu criar a história, em cima de uma tirinha que ele já desenvolvia. “Eu já tinha um personagem, um rato que sonha em ser viking. Resolvi trabalhar a história com ele, numa estrutura meta linguística com algumas quebras de quarta parede. Então, enquanto ele vive uma pequena aventura, está falando com o leitor. E tudo isso acontece tendo como pano de fundo a poesia de Manoel de Barros”, explica Anderson.

O interessante nesse diálogo entre poesia e quadrinhos são as inúmeras possibilidades que os desenhistas constroem para recriar a magia das palavras.

Serviço: A exposição acontece na Rua Marcelo Roberto, 2, Conjunto José Abraão, saída para Rochedo. A entrada é gratuita.

Deixe seu Comentário

Leia Também

50+

Funtrab e rede supermercadista lançam 'Feirão da Empregabilidade' para contratação de profissionais

DETRAN-MS

Curso especial para condutores infratores ultrapassa 90% de aprovação

DESENVOLVIMENTO

Com R$ 3,2 bilhões, MS teve aumento de 227% nos investimentos públicos nos últimos três anos

TRAGÉDIA

Mãe e filho morrem e três ficam feridos em acidente no domingo de Páscoa