sábado, 20 de abril de 2024
CIDADES

Vacinação da gripe começa com idosos e pessoal da saúde na segunda-feira - CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

Em cenário atípico, campanha estadual para vacinar contra Influenza A e B foi antecipada - CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

20 março 2020 - 12h30Por Campo Grande News

Em cenário completamente atípico, que leva em conta a pandemia de coronavírus, a campanha de vacinação contra a gripe em Mato Grosso do Sul vai começar na segunda-feira (23) e vai até o dia 22 de maio. Movida pela SES (Secretaria Estadual de Saúde), este ano a frente de vacinação foi antecipada pelo Ministério da Saúde.

Isso ocorre para garantir a vacinação de todo o público alvo, que agora tem no coronavírus mais um motivo de preocupação. Dessa forma, tendo em vista serem as vítimas mais vulneráveis à Covid-19, os idosos serão o primeiro público da campanha, junto com os profissionais de saúde, entre o dia 23 de março e o dia 15 de abril.

Conforme a SES (Secretaria Estadual de Saúde), serão distribuídos 14 lotes a Mato Grosso do Sul, um total de 1 milhão de doses. A meta, ao longo das três etapas, é vacinar pelo menos 90% de um total de 902 mil pessoas.


Campanha começa no dia 23 de março e vai até o dia 22 de maio em Mato Grosso do Sul (Arte: Ricardo Gael/Campo Grande News)


A segunda fase começa no dia 16 de abril e vai até o dia 8 de maio com o seguinte público alvo: professores das escolas públicas e privadas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independente da idade, profissionais da força de segurança e salvamento  e funcionários do sistema prisional.

A terceira fase começa no 9 de maio e vai até o dia 22: serão vacinadas crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adultos entre 55 à 59 anos de idade e pessoas com deficiência. A meta é a mesma do último ano: 90% do público.

Antecipou – O Ministério da Saúde decidiu antecipar a campanha em 1 mês por conta do coronavírus, já que protegida da Influenza, a população causa menos pressão no sistema público de saúde e fica mais vulnerável ao impacto da Covid-19 no organismo.

A SES acredita que a campanha reduziu a mortalidade de portadores de doenças cardiovasculares, de acidente vascular cerebral; doenças renais, diabetes, pneumonias e doença pulmonar obstrutiva crônica.  Em 2019, Mato Grosso do Sul teve 328 casos de Influenza A (247 de H1N1, 26 de H3N2 e 55 de não especificado) e 7 casos de Influenza B. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

50+

Funtrab e rede supermercadista lançam 'Feirão da Empregabilidade' para contratação de profissionais

DETRAN-MS

Curso especial para condutores infratores ultrapassa 90% de aprovação

DESENVOLVIMENTO

Com R$ 3,2 bilhões, MS teve aumento de 227% nos investimentos públicos nos últimos três anos

TRAGÉDIA

Mãe e filho morrem e três ficam feridos em acidente no domingo de Páscoa