quarta, 24 de abril de 2024
Ponta Porã

Vereadores de Ponta Porã encaminham Carta Aberta pedindo segurança

30 junho 2016 - 11h15Por Assessoria
A Câmara Municipal de Ponta Porã está divulgando uma carta aberta contendo a opinião dos 15 vereadores a respeito da segurança pública no município e na fronteira. Cópias do documento foram encaminhadas às autoridades estaduais e federais para que os pedidos feitos pelos parlamentares sejam atendidos.

O documento foi envido ao Presidente da República, Michel Temer, ao Governador Reinaldo Azambuja, bem como para ministros, senadores, deputado federais que formam a bancada de Mato Grosso do Sul no Congresso Nacional e ainda aos deputados estaduais de MS.

O presidente da Câmara Municipal, Vereador Puka, disse que além de realizar um intenso debate envolvendo autoridades de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero, na semana passada, o Poder Legislativo Municipal se mantém na luta para melhorias na segurança pública da fronteira.
Esta é a íntegra do documento:

CARTA ABERTA DA CÂMARA MUNICIPAL DE PONTA PORÃ - MS

Ponta Porã-MS, 28 de Junho de 2016.

MAIS SEGURANÇA PARA A FRONTEIRA

Nós, Vereadores de Ponta Porã, através desta CARTA ABERTA, aproveitamos para expor publicamente, o pensamento a respeito dos últimos acontecimentos ocorridos em nossa fronteira.

À procura de soluções para os fatos que ocorreram na cidade de Pedro Juan Caballero – PY, com o atentado que culminou na morte do empresário Jorge Rafaat Toumani e após os ataques a várias empresas de sua propriedade, fatos estes que atingem a vida do cidadão pontaporanense; afetiva, econômica e socialmente, pois vivemos em região de fronteira seca entre os dois países, Brasil e Paraguay, no dia 21 (vinte e um) de junho de 2016, às 08h00min, aconteceu um debate durante a Sessão Ordinária desta Casa de Leis.

A sessão contou com a presença de todos os segmentos de nossa sociedade e, dentre eles, se fizeram representar o Poder Judiciário, o Poder Executivo, o Poder Legislativo, além dos representantes das principais instituições de segurança pública como o Tenente Coronel Waldomiro Centurião Machado, comandante do 4° Batalhão da Polícia Militar; o comandante do 4° Grupamento de Bombeiros, Tenente coronel Claudiney da Silva Quintana; o Coronel Abelardo Prisco de Souza Neto, comandante do 11° Regimento de Cavalaria Mecanizado, o governador do Departamento de Amambay - PY, Pedro Gonzalez; o prefeito de Pedro Juan Caballero - PY, José Carlos Acevedo, vários vereadores componentes da Junta Municipal de Pedro Juan Caballero - PY, o coordenador regional do Governo do Estado, Adir Teixeira de Oliveira; Amauri Ozório Nunes, presidente da Associação Comercial de Ponta Porã e Alejandro Benites Aranha, presidente da Câmara de Comércio de Pedro Juan Caballero - PY.

Nosso posicionamento é de cobrar mais investimentos no setor da Segurança Pública, aumento no efetivo policial, aquisição de viaturas e armamento; bem como a implantação de uma força policial especializada para atuar em região de fronteira, de forma continuada. Precisamos nos sentir seguros de fato.

É preciso haver segurança na nossa cidade. Não podemos deixar que o crime organizado tome conta da fronteira, pois aqui, nossa população é constituída por pessoas de bem, trabalhadores e empreendedores que atuam pelo desenvolvimento.

A sensação de insegurança vivenciada pela nossa população atinge também os turistas que passam a cancelar suas vindas para a fronteira. Isso é ruim para nossa economia, pois o turismo é uma das principais fontes de renda da nossa cidade.

Estamos solicitando ao Governo do Estado que tais providências sejam tomadas, encaminharemos cópia deste documento a Sua Excelência, o Presidente da República, Michel Temer, para que o Governo Federal também providencie com urgência, mais ações efetivas que garantam segurança para a nossa comunidade.

Reiteramos aqui o compromisso da Câmara Municipal de Ponta Porã de apoiar, participar e empreender ações que visam destacar positivamente o nome de Ponta Porã e de Pedro Juan Caballero no contexto nacional e internacional, expondo que aqui, na fronteira, a população é formada em sua maioria, por pessoas de bem, trabalhadores incansáveis pelo desenvolvimento integrado da região.

População, diga-se, que não compactua ou apoia as ações violentas que tanto denigrem a imagem da nossa amada fronteira.
Certos de contarmos com o apoio dos representantes das mais diversas esferas de Governo deste país, encerramos esta CARTA ABERTA pedindo para que Deus continue a olhar e abençoar nossa querida Ponta Porã.

Câmara Municipal de Ponta Porã, Mato Grosso do Sul, Brasil.
Daniel Valdez (Puka) Otaviano Cardoso
Presidente 1º Vice-Presidente

Profº Hugo Marcos Bello - Marquinhos
1º Secretário 2º Vice Presidente

Caio Augusto Adão Dauzacker
2º Secretário Vereador
Agnaldo Miudinho Biro Biro
Vereador Vereador

Brunoí Reichardt Cândido Gabínio
Vereador Vereador

César Mattoso Marcelino Nunes de Oliveira
Vereador Vereador

Osmar de Matos Rafael Modesto
Vereador Vereador

Rony Lino
Vereador

Deixe seu Comentário

Leia Também

GERAL

Apenas 3% dos países terão taxa de fertilidade suficiente até 2100

GERAL

Pampa é o bioma brasileiro menos protegido por unidades de conservação

SAÚDE

Quedas levaram mais de 33 mil crianças ao SUS em 2023

LEVANTAMENTO

Acidentes de trabalho geraram R$ 387 mi em gastos previdenciários em Mato Grosso do Sul