sexta, 19 de abril de 2024
CAMPO GRANDE

Wilmar Fernandes assume Batalhão de Operações Especiais da PM

Solenidade aconteceu ontem (23), na capital

24 abril 2018 - 13h05Por Da redação

Aconteceu ontem (23), em Campo Grande, a passagem de comando do Batalhão de Operações da Polícia Militar, em que depois de anos à frente, o tenente-coronel Wagner Ferreira Silva, passou o comando ao major Wilmar Fernandes.

A cerimônia foi presidida pelo secretário de Estado e de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, e contou com a presença do comandante-geral da PMMS, coronel Waldir Ribeiro Acosta; do comandante do Policiamento Especializado (CPE), e o coronel Voltaire Flamarion Garcia Diniz, que conduziu a passagem de comando.

Durante seu discurso, o tenente-coronel Silva agradeceu aos policiais da unidade pelos resultados alcançados durante o período que comandou o Batalhão. 

“Entrego hoje a unidade ao novo comandante com o sentimento de dever cumprindo, afinal foram 13 anos atuando no Bope, desse período, 26 meses como comandante. Podem ter a certeza que os princípios de um caveira jamais saíram de mim”, disse o tenente-coronel que assumiu a função de comandante da Polícia Militar Rodoviária.

Sobre 

Criado em setembro de 2013, o Bope é subordinado ao Comando de Policiamento Especializado, e composto por duas companhias de operações policiais especiais que são encarregadas de atuar em ocorrências envolvendo bombas e explosivos, resgate de reféns localizados, ocorrências em terrenos hostis e, principalmente, por prover suporte tático às demais unidades da Polícia Militar.

O secretário Antônio Carlos Videira afirmou que o comandante Silva concluiu com maestria a missão que lhe foi dada e que o major Fernandes, seguirá pelo mesmo caminho. 

“O Batalhão desempenha uma função estratégica na área da segurança pública, e que leva o nome do coronel Adib Massad, considerado uma das pessoas mais importantes no combate à criminalidade no Estado”, pontuou em seu discurso.

Unidade de elite da Polícia Militar, o Bope é classificado como a melhor equipe de combate urbano, sendo acionada para resolver situações de conflitos de alto risco, em que sejam necessários além da negociação, o uso de armas químicas e não letais, por exemplo. 

“Temos um Batalhão preparado para atuar em situações críticas, formado por policiais de elevado preparo técnico, tático e psicológico”, enfatizou o comandante-geral da PMMS, coronel Waldir Ribeiro Acosta.

Novo comandante

O novo comandante do Bope, major Wilmar Fernandes, nasceu em 6 de setembro de 1975. Ingressou na Polícia Militar em 2002, é bacharel em Direito, graduado em Recursos Humanos e pós-graduando em Inteligência Policial.

Oficial atua no Bope desde 2014, foi chefe da Agência Local de Inteligência do Bope (2014 a 2018) e de fevereiro de 2016, até o presente momento, exerceu a função de subcomandante do Batalhão.

Já trabalhou como oficial subalterno na Companhia Independente de Polícia Militar da Área Central até o ano 2006, lotado no então Pelotão de Radiopatrulhamento; atuou na Companhia Independente de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais (Cigcoe) até 2013; comandante de guarnição de Rondas Ostensivas Táticas e Ações de Choque (Rotac) de 2007 a 2008; comandante do Canil da Cigcoe de 2008 a 2009; comandante da Rotac de 2009 a 2011; comandante do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) de 2011 a 2013; Trabalhou no Ministério da Justiça na Força Nacional de Segurança Pública e foi oficial supervisor da Coordenação Geral de Operações da Força Nacional de Segurança de 2013 a 2014.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

50+

Funtrab e rede supermercadista lançam 'Feirão da Empregabilidade' para contratação de profissionais

DETRAN-MS

Curso especial para condutores infratores ultrapassa 90% de aprovação

DESENVOLVIMENTO

Com R$ 3,2 bilhões, MS teve aumento de 227% nos investimentos públicos nos últimos três anos

TRAGÉDIA

Mãe e filho morrem e três ficam feridos em acidente no domingo de Páscoa