quinta, 25 de abril de 2024
BIG BROTHER BRASIL

BBB19 começa hoje: teóricos analisam perfil 'polarizado' de candidatos

15 janeiro 2019 - 20h00Por Gshow

Ao analisar os perfis dos 17 integrantes do BBB19, reality show da TV Globo que começa nesta terça-feira (15/1), o portal G1 traçou como seria um participante médio:

Seria uma sister (são 9 mulheres e 8 homens) de 31 anos vinda da região sudeste (8 participantes). Ela se considera ativista, gosta de dançar e tem um gosto musical eclético, mas curte sertanejo. Ao falar de si mesma, o adjetivo mais citado é "competitiva".

Segundo Rodrigo Dourado, diretor geral do BBB, seis expressões nortearam a seleção dos novos participantes em busca do prêmio de R$ 1,5 milhão:

Diversão

Senso de humor

Capacidade de rir de si mesmo

Carisma

Competitividade

Conteúdo

“Este é um grupo formado por pessoas muito diferentes umas das outras, apesar de alguns terem faixas etárias próximas. É difícil prever, por exemplo, quem vai se aliar a quem", explica Tiago Leifert.
Um BBB mais polarizado?

A análise do apresentador do BBB, é claro, faz sentido. Apesar de o perfil de idade ter se mantido quase estável, há mais diversidade nas ideias apresentadas pelos concorrentes, levando em conta entrevistas e as redes sociais. Eles parecem politicamente mais ativos do que os de outras edições.

Para Bruno Dieguez, professor da disciplina Comunicação em Televisão na PUC-Rio, desta vez houve um esforço de refletir a polarização do Brasil na casa do BBB19. Ele diz que a decisão é natural:

“A televisão precisa gerar identificação do público e caminhar com a sociedade. Não dá para levantar bandeiras que não tenham grande aceitação, mas não pode deixar de acompanhar esses discursos. A direção, ao que parece, conseguiu captar a sociedade de 2018 e criar um microcosmo na tela”.

“Tem muita gente já comentando e interessada em ver os possíveis desdobramentos e brigas que podem surgir com um elenco polarizado”, completa Dieguez.

E o que os campeões têm a dizer?

Para Gleici Damasceno, a campeã do BBB18, o perfil diversificado e engajado pode fazer com que o programa seja mais interessante:

“São pessoas muito inteligentes e diversas. Se elas mostrarem essa profundidade, vai ser legal para o jogo, porque devem rolar assuntos interessantes, que estão na ordem do dia”.
Botar na casa pessoas com diferentes visões políticas e sociais não se trata apenas de uma estratégia para ganhar público. Poderia ser uma jogada ousada e esperta (mas não confirmada pela produção) no xadrez do Big Brother.

Para Vanessa Mesquita, campeã do BBB14, a oposição de ideias dos participantes vai ajudar a movimentar e dar ritmo ao programa:

“Esse ano foi de muita discussão política em todas as redes sociais e dentro das casas, mexeu com muita gente. A divergência de ideias vai movimentar a casa, com aproximações e embates”.

Embora circulem pelas redes sociais tabelas com o posicionamento político de cada candidato, desta vez não houve divisão explícita feita pela produção.

No BBB10, a direção do programa apostou abertamente na composição de “tribos” para provocar a troca de farpas. A casa foi dividida desde o começo entre os “belos, “cabeças”, “coloridos”, “ligados” e “sarados”.

Não é comício, mas se quiser pode...

Gleici colheu os frutos de uma participação mais atuante. Mas não defende que os participantes militem o tempo inteiro na casa. “Nas vezes em que eu pude falar coisas que eu acreditava, eu falei. Mas o melhor exemplo são as ações do dia a dia ao invés de discursos inflamados.”

Vanessa, homossexual e militante pela proteção dos animais, também sentiu o peso da luta em sua vitória. Mas garante que ter bandeiras não foi uma estratégia. “Isso não é garantia de prêmio. Não ganha o mais bonzinho ou defensor de causas, mas quem acaba não atirando no próprio pé.”

Comentários muito contundentes levantando bandeiras de minorias ou de causas específicas poderiam deixar o BBB maçante. Essa postura já foi até, de certa forma, criticada por Leifert. No ano passado, no discurso de eliminação de Nayara, ele disse: "Ninguém aqui fora deu procuração pra vocês representarem nada".

“Questões políticas profundas ou político partidárias não são desejáveis até porque não temos uma tradição de argumentação, de discordância, de diálogo. Essa não é a proposta do programa, mesmo que seja um reality show", defende Carmen Petit, professora de Comunicação Social da PUC-Rio.

Mais diversidade

Nos primeiros dez anos de programa, apenas duas mulheres haviam ganhado o prêmio. Nesta segunda década, foram seis vencedoras contra dois ganhadores. Para Dieguez, a mudança de perfil dos campeões reflete a sociedade em transformação.

Gleici vê influência da conquista de liberdade das mulheres: “Estamos nos colocando mais no mundo, sem medo de julgamentos. As mulheres estão conseguindo se envolver mais no jogo, se colocando como competidoras e desafiando o papel esperado delas.”

Gleici foi citada pela atual participante Gabriela como inspiração para se inscrever no programa e a inspiração de Gleici também veio de outro participante, o Ilmar do BBB17. “Fico feliz que as pessoas tenham entendido que precisamos estar em lugares de visibilidade e levantar nossas bandeiras”.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 7

PEDRO JUAN CABALLERO

Confronto em penitenciária termina com quatro pessoas mortas na fronteira

LEGISLATIVO DE MS

Parlamentares devem apreciar três propostas na última sessão da semana

TJMS

Judiciário de MS tem 100% dos magistrados em trabalho presencial