quinta, 28 de março de 2024

Passar protetor solar na pele é o meio mais eficaz para prevenir rugas

Sol é o principal causador das rugas porque destrói as fibras de colágeno

04 setembro 2012 - 16h00
Bem Estar


Muitas mulheres reclamam das rugas, mas não sabem que uma simples atitude pode evitar essas marcas indesejáveis no rosto. A radiação do sol é a maior causadora de rugas porque destrói as fibras de colágeno da pele e, por isso, o uso do filtro solar é o meio mais eficaz de prevenção.

A dermatologista Márcia Purceli e a farmacêutica e especialista em cosmetologia Áurea Cavalcanti alertaram no Bem Estar que outros hábitos agressivos como fumar e beber também podem favorecer o surgimento das rugas. Além disso, o excesso de estresse, a falta de sono e até o excesso de exercícios também são prejudiciais.

Esses maus hábitos podem causar rugas em qualquer idade. Para proteger a pele do rosto, a dermatologista Márcia Purceli recomenda o uso do protetor solar com, no mínimo, fator 30 ou até mesmo uma maquiagem que tenha proteção solar.
Os cremes antirrugas também são uma opção e os melhores são os tipos feitos à base de vitamina C e ácido retinóico. Mas a médica alerta que o uso do ácido retinóico só deve ser usado com orientação médica porque pode prejudicar o bebê em uma eventual gravidez.

Outro fator que pode ajudar na prevenção é a alimentação. Consumir alimentos ricos em colágeno ajuda a evitar, mas não é suficiente se não for associado à mudança de hábitos. As frutas também são benéficas porque têm antioxidantes que melhoram a pele em longo prazo.

Segundo a dermatologista Márcia Purceli, aos 40 anos, a pele será um reflexo do que a pessoa comeu aos 20 anos. Na infância, principalmente, a alimentação com frutas auxilia no combate às rugas no futuro. O ideal é consumir 5 porções de frutas por dia.

Mas, segundo a farmacêutica e especialista em cosmetologia Áurea Cavalcanti, as frutas são apenas para comer e não devem ser passadas na pele porque podem causar agressões.

Algumas substâncias naturais, como o mamão (usado para amaciar a pele) e o fubá (usado para esfoliar), só podem ser recomendadas por profissionais. O fubá pode arranhar o rosto e o mamão pode digerir a pele.

A dermatologista Márcia Purceli recomendou o uso também do hidratante para a pele com um aliado na prevenção das rugas. Mesmo as pessoas com pele oleosa precisam hidratar, mas com cremes em gel. Além disso, limpar a pele diariamente deve fazer parte do processo anti-envelhecimento.

Como tratamento para as rugas, há a opção do preenchimento, que aplica ácido hialurônico nas rugas. Mas é preciso saber que apenas o médico pode realizar esse procedimento e tomar cuidado com a substância que será utilizada.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FRONTEIRA

Traficante foragido é preso e polícia apreende 784kg de maconha em Ponta Porã

DETRAN

Condutores que possuem CNH categorias C, D e E tem até 31 de março para renovar exame toxicológico

PROCON

Procon e Delegacia do Consumidor capacitam equipes para atuar contra a pirataria em MS

ECONOMIA

Empregos com carteira assinada batem recorde, segundo IBGE