Menu
Busca terça, 26 de janeiro de 2021

Tomar refrigerante prejudica a saúde?

18 junho 2012 - 10h41Por Novotempo.com
O refrigerante tem como ingredientes o açúcar (nos diet e light, adoçante), água gaseifi cada, extrato de noz de cola ou suco (de laranja ou limão) ou extrato vegetal de guaraná, cafeína, e pelo menos sete aditivos químicos, que o leitor pode conferir na parte posterior da embalagem. A água gaseifi cada é uma mistura de água e gás carbônico (CO2).

Na hora de fechar a embalagem do refrigerante é inserida uma dose extra de gás carbônico, procedimento que torna o líquido mais ácido. Em 350 mililitros de refrigerante há em média 39 gramas de açúcar branco. A dose diária de açúcar recomendada pela Organização Mundial de Saúde é de 50 a 75 gramas. Ou seja, o valor diário de açúcar branco é facilmente ultrapassável porque muitos alimentos têm açúcar escondido, o que leva a um consumo alto que pode provocar infecções, cáries, osteoporose, baixa imunidade, diabetes, etc.

As plantas noz de cola e guaraná, contêm metilxantinas, por isso são consideradas estimulantes do sistema nervoso central. Aditivos químicos na forma de antiespumantes, espessantes, corantes artifi ciais, reguladores de acidez, realçadores de sabor, conservantes, sequestrantes, entre outros, são usados sob regulamentações técnicas que determinam níveis de segurança para todas essas substâncias, sem, no entanto estabelecerem um consumo individual seguro do refrigerante.
Hoje, a oferta de refrigerantes é enorme, com os mais variados sabores e cores, além de uma propaganda que convence pessoas a consumir um produto nutricionalmente pobre, e por esse motivo suas calorias são chamadas de “vazias”. Prefi ra, então, sucos naturais de frutas, água de coco e a própria água. Sucos de frutas, são recomendados porque ofertam inúmeras vitaminas, minerais e antioxidantes para o bom funcionamento do organismo, o que ajuda
a evitar doenças relacionadas à má nutrição.

A água de coco, porque tem pouca gordura e calorias, nenhum colesterol e um equilíbrio natural de sódio, potássio, cálcio e magnésio, é uma bebida eletrolítica saudável. A água potável está envolvida em todas as funções das células, órgãos e sistemas; nenhuma substância é mais abundante no corpo do que ela (70 % das substâncias corporais são compostas de água).

A quantidade necessária de líquidos varia de pessoapara pessoa, porém recomenda-se para o adulto que a ingestão seja de cerca de 30 a 40 mililitros por quilo de peso ao dia. Para uma pessoa de 65 quilos, equivale à ingestão de dois litros e meio de água (inclui, é claro, todos os líquidos ingeridos no dia).

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE
Brasil tem quase 30 mil novos casos de hanseníase por ano
CONTRABANDO E CRIME AMBIENTAL
Goiano é autuado pela PMA e preso por Policiais Militares com agrotóxicos do Paraguai
JUSTIÇA
Estudante que ficou três anos sem diploma será indenizada
CASSILÂNDIA
Polícia Militar prende mulher por agredir marido